domingo, 9 de novembro de 2014

O EXAME DO MAIS VELHINHO


Por Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Uma paciente, recém-admitida no Hospital das Clínicas da UFC, estava com a história clínica incompleta, porque não permitira ao interno e à residente do leito examiná-la, quando do seu internamento, na noite anterior.
Pela manhã, por ocasião da visita aos pacientes da Clínica Médica, os vários professores tentaram persuadi-la da importância em ser examinada, a fim de se obter o diagnóstico e propor o tratamento apropriado.
A mulher, plena de pudores, relutava muito em ceder; porém, já um tanto temerosa do agravamento de sua enfermidade, acatou, com uma condição:
– Eu aceito ser examinada só por um de vocês.
– Está bem! Escolha, então, um de nós – falou o Chefe do Serviço de Clínica Médica.
– Eu quero aquele! O mais velhinho – disse a paciente, apontando para o Prof. Luís Carlos Fontenele.
Os colegas docentes se entreolharam, como desejando rir da escolha feita, não o fazendo em respeito à enferma. Na verdade, o Prof. Luís Carlos Fontenele era o mais novo do grupo, apenas possuía os cabelos encanecidos, desde bem jovem.
Felizmente, graças ao seu apurado exame, foi possível firmar o diagnóstico, e a paciente teve o seu problema debelado, no devido tempo.
* Publicado, originalmente, In: SILVA, M.G.C. da. Medicina, meu humor! Fortaleza: Edição do Autor, 2012; e republicado In: SOBRAMES-CEARÁ. Digno de nota. Fortaleza: Sobrames-CE/Expressão, 2014. 304p. p.211-2.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog