quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Colégios cearenses alcançam 38% dos aprovados no vestibular do IME em 2014

149 estudantes de Fortaleza passaram em um dos vestibulares mais difíceis do país, o do Instituto Militar de Engenharia (IME) e o número impressiona

Os irmãos Alice e Vinícius Campos têm muitas semelhanças. Além de herdarem a mesma fisionomia dos pais e estudarem no mesmo colégio, eles almejam um objetivo: serem engenheiros. Com 19 e 18 anos, respectivamente, já alcançaram uma grande vitória. Foram aprovados em um dos vestibulares mais difíceis do país, o do Instituto Militar de Engenharia (IME). E juntos, na edição de 2014.
Foram dias incontáveis estudando dia e noite no colégio, além de incluir os finais de semana. O fator biológico ajudou sobretudo na hora de sanar dúvidas. “Eu tenho mais afinidades com algumas matérias e ele com outras. Daí a gente vai se ajudando”, ressalta Alice.
Com eles, mais 147 cearenses conseguiram aprovação, na lista que foi divulgada no início de dezembro. Ao todo, passaram 391 estudantes. Isso significa que 38% é proveniente do Ceará. É a prova que os “cabeças chatas” estão conquistando o mundo. Ou pelo menos as universidades mais exigentes do país.
Colégios em destaque
O Tribuna do Ceará entrou em contato com os colégios locais que se destacam nacionalmente quando se trata de aprovação nessa instituição. Às vezes, um único colégio aprova mais que uma cidade. O professor Marcelo Pena, do Farias Brito, ressaltou que dos 149 aprovados cearenses, 59 estudaram lá, ou seja, quase 40%.
“Isso mostra que o cearense tem um foco, busca o sonho. Os cearenses também têm bons resultados em olimpíadas. Os meninos são preparados desde o ensino fundamental, quando demonstram interesse pelo IME ou ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica]. Esse trabalho é feito em parceria com professores, famílias e o próprio aluno. Ficamos muito felizes em celebrar a vitória com eles”, enfatizou Pena.
No Colégio 7 de Setembro, onde Alice e Vinícius estudaram, não é diferente. Segundo o supervisor do pré-vestibular, Silvio Mota, 23 setembrinos foram aprovados no IME. O segredo está no time de profissionais, nas avaliações e nas correções dos erros.
 “Nosso trabalho vem de muito tempo, desde 1984. Buscamos desenvolver o potencial dos alunos, com carga horária diferenciada. Quando um aluno consegue o objetivo é motivo de felicidade para todos nós, principalmente quando a gente consegue transformar aquele aluno que não é o melhor da turma, mas que consegue se superar”.
ITA
A lista de cearenses que se formam fora é extensa e histórica. Com o ITA é do mesmo jeito. O Tribuna do Ceará publicou em 2013 um levantamento, indicando que Fortaleza aprovou 23,5% dos novos alunos na última década. Líder nacional nesse quesito, essa foi a cidade onde estudavam 305 dos 1.296 aprovados entre 2004 e 2013. Quem chega mais perto é São José dos Campos, sede de vários cursos preparatórios para a faculdade, com 291 (22,5%).
Fonte: Tribuna do Ceará / UOL Notícias.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog