segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A IMPORTÂNCIA DA RELIGIOSIDADE


Antero Coelho Neto (*)
Desde há muitos anos, as ciências têm demonstrado o valor da religiosidade, da espiritualidade, para a nossa longevidade e qualidade de vida. Está provado que, durante diferentes momentos e razões da fé, meditação, orações, cantos e transes religiosos, o nosso corpo (através da hipófise) produz neuro-transmissores como a adrenalina, epinefrina e a serotonina, que são importantes para o funcionamento do organismo. A serotonina, por exemplo, é denominada a substância do prazer, da felicidade. Assim sendo, são essenciais à vida.

Sabemos também, que as mulheres vivem mais do que os homens, estatisticamente, por continuarem a produzir o “hormônio do crescimento”, após os 40 ou 50 anos, o que não acontece com os homens. Além disso, tem sido demonstrado, em várias pesquisas, que a profunda e expressiva religiosidade feminina, o prazer de conversar, a satisfação com a vida familiar, o saber dirigir e controlar o prazer sexual etc., aumentam ainda mais, sua capacidade de viver. (8,2 anos no Brasil).
Por isso esse meu destaque, neste momento em que vivemos o drama do grave atentado à paz da população francesa e mundial, por razões ditas religiosas e outras, agressivas, em nome da liberdade de expressão.
E aí lembro do meu próprio passado quando, ao saber do valor da religiosidade, passei a estudá-la, nas suas diferentes características, para a nossa qualidade de vida. Estava na OMS, participando de vários projetos de saúde e qualidade de vida da população e contatei, com cientistas que estudavam as religiões e seus efeitos nos indivíduos e grupos sociais. Passei a pesquisar e estudar também, o Deismo e o Uniteismo e seus valores para os deístas, uniteístas e agnósticos. Suas consequências e vantagens orgânicas e psíquicas. Então senti ainda mais, o valor da religiosidade para a nossa vida. Religiosidade com tranquilidade, sabedoria, humanismo, amor e valorização do nosso corpo e espírito. Valor para uma vida, com qualidade e longevidade.
O momento atual é de grande pesar e preocupação, quando vemos terroristas, em grupos pequenos, independentes e violentos, matarem, indiscriminadamente e cruelmente, em nome de um deus. Para onde estamos indo? A impressão dada é que não progredimos, não evoluímos, e estamos revivendo antigos passados de barbárie.
Nenhuma religião prega a violência, o terrorismo e, menos ainda, o radicalismo irracional, esquizofrênico e criminoso.
Falsas seitas, ramos ditos religiosos e violentos, desvirtuam e modificam os preceitos básicos de seus iniciadores e criadores, demonstrando uma enorme falta de “consciência”. Deus nos deu uma córtex cerebral desenvolvida, para nos diferenciar dos animais irracionais.
(*) Médico, professor e ex-presidente da Academia Cearense de Medicina.
Fonte: O Povo, Opinião, de 27/1/2015. p.8.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog