sábado, 28 de fevereiro de 2015

O BRASIL ANEDÓTICO LXVIII



O ORGULHO DE PARANÁ
Joaquim Nabuco - "Um analista do Império", tomo I, pág. 400.
Era o Marquês do Paraná presidente do Gabinete, quando surgiu a candidatura do seu filho, Honório Carneiro Leão, a deputado geral por Minas Gerais, nas eleições de 1856. Informado do fato, o Imperador, em conversa com o seu ministro, procurou abordar o assunto, fazendo-lhe sentir o inconveniente de apresentar-se como candidato “o filho do presidente do Conselho”. Paraná era, porém, orgulhoso demais para deter-se.
- Eu, como Honório Hermeto Carneiro Leão, não preciso do favor do presidente Conselho para eleger um deputado por Minas! - declarou.
Ocorrendo, porém, a sua morte antes do pleito, o seu filho foi estrondosamente derrotado.
OS DOIS ORNAMENTADORES
J.M. de Macedo - "Memórias da Rua do Ouvidor", pág. 227.
À rua do Ouvidor, entre a atual rua Sachet e a dos Ourives, cortada pela Avenida, havia, outrora, a Livraria Mongie, em frente à qual era estabelecido o cabeleireiro Desmarais.
- Temos os dois a mesma profissão - dizia o livreiro ao seu velho amigo de palestras à porta. - Ambos nós adornamos as cabeças.
E concluía:
- Eu por dentro, e você por fora!
MORTE DE MARIZ E BARROS
Moreira de Azevedo - "Mosaico Brasileiro", pág. 394.
Nascido em 1835, Antônio Carlos de Mariz e Barros, filho do Visconde de Inhaúma, tinha apenas 31 anos e já se havia coberto de glória no Paraguai. A 7 de março de 1866, ao retirar-se o Tamandaré do bombardeio do forte de Itapirú, foi esse navio, do qual era comandante o moço oficial, atingido por uma granada inimiga, cujos destroços mataram e feriram grande número de homens da guarnição. Com uma das pernas esfacelada, tinha Mariz e Barros de submeter-se a uma amputação, e os médicos pediram-lhe que se deixasse cloroformizar.
- Prefiro um charuto, - declarou, rindo, o bravo marinheiro.
E foi fumando, e conversando alegre que se deixou amputar.
O terminar, porém, a operação, durante a qual não soltou, sequer, um gemido, cessou de sorrir e começou a empalidecer.
- Digam a meu pai que eu sempre honrei o seu nome, - pediu, em despedida, às mãos amigas que lhe eram estendidas.
E pendeu a cabeça, morto.
EFEITOS DO CASAMENTO
Melo de Morais Filho - "Artistas do meu tempo", pág. 175.
Após uma juventude acidentada e boêmia, que se comprazia em ferir os outros com as flechas de ouro da ironia, Laurindo Rabelo sentiu o coração tocado por uma funda simpatia pela moça que veio a ser depois sua esposa. Casou-se. E a modificação que sofreu, pelo menos por algum tempo, foi completa. Abandonou as rodas brejeiras, pôs de parte o costume de despertar inimizades. Até o violão, seu companheiro de infância, foi posto à margem. Os amigos interpelavam-no sobre mudança tão brusca. E ele respondia, rindo:
- Case-se o mar, que o mar ficará manso!
Fonte: Humberto de Campos. O Brasil Anedótico (1927).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog