quinta-feira, 12 de março de 2015

IGREJA E SOCIEDADE



Por Pe. Brendan Coleman Mc Donald
A Campanha da Fraternidade de 2015 com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” será oficialmente lançada no dia 18 de fevereiro vindouro, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília. Este ano de 2015 a Igreja Católica celebra o 50º. Aniversário de encerramento do Concílio Vaticano II, sem dúvida o evento mais importante da Igreja no século 20.
A Igreja está aproveitando deste aniversário para voltar às grandes orientações da maior assembleia episcopal católica na sua história. Apesar do fato que um considerável número dos ensinamentos do Concílio Vaticano, ll foram postos em prática nos últimos 50 anos, ainda estão longe de serem plenamente aplicados. Por isso, a Campanha da Fraternidade deste ano vai abordar a relação Igreja-sociedade à luz da fé cristã e das orientações e diretrizes do Concílio Vaticano ll.
No início da segunda sessão do Concílio, o Papa Paulo Vl perguntou “Qual é a missão da Igreja”? Os dezesseis importantes documentos do Concílio, e especificamente as Constituições Pastorais “Lumen Gentium” (A luz dos Povos) e “Gaudium et spes” (A alegria e a esperança) tentam responder a pergunta do Sumo Pontífice.
Menciono “Gaudium et spes” porque no proémio do documento aborda “A Igreja no mundo de hoje”. Na introdução deste documento conciliar a condição do homem no mundo é analisada.
Na primeira parte do documento temas como os seguintes são abordados: a) a dignidade da pessoa humana; b) a comunidade humana; c) a atividade humana no mundo e o papel da Igreja no mundo contemporâneo. A segunda parte do documento analisa alguns problemas mais urgentes da sociedade. Entre os quais podemos citar: (I) a promoção e a dignidade do matrimônio e da família; (II) a promoção do progresso cultural; (III) a situação da cultura no mundo atual; (IV) alguns deveres mais urgentes dos cristãos com relação à cultura; (V) a vida econômico-social e o desenvolvimento econômico; (VI) alguns princípios diretores de toda a vida econômica-social; (VII) a vida da comunidade política; (VIII) a promoção da paz e da comunidade internacional etc.
A Campanha da Fraternidade de 2015 vai retomar essas ideias do Concílio Vaticano II e apresentá-las novamente à reflexão no contexto da realidade contemporânea brasileira. Por isso, o Objetivo Geral da Campanha da Fraternidade de 2015 é “Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre Igreja e a Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” (Mt 10,45) têm a intensão de inserir a Campanha da Fraternidade nas comemorações do Jubileu de Ouro do Concílio Vaticano ll.
O arcebispo de São Paulo, o cardeal Odilo Pedro Scherer, disse que “a promoção do verdadeiro espírito fraterno no convívio social é, sem dúvida, um importante serviço à sociedade”.
Brendan Coleman Mc Donald é padre redentorista e assessor da CNBB Reg. NE.
Fonte: O Povo, de 18/1/2015. Espiritualidade. p.14.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog