sexta-feira, 6 de março de 2015

O LUTO



Meraldo Zisman (*)
Médico-Psicoterapeuta
O luto é um processo natural destinado à acomodação de perda.
Em psicologia não se refere exclusivamente à morte de uma pessoa querida, mas sim, a qualquer acontecimento julgado como dano. Mas vamos ficar com o significado de luto como esta dicionarizado: latim (luctus) - sentimento de pesar ou dor pela morte de alguém.
Considero-o como processo natural, que se inicia com a dor viva pela perda de um ente querido e que declina com o passar do tempo. Aceitação da realidade definitiva de ausência.
Santo Agostinho de Hipona, cidade da Argélia (n.354- m.430 D.C):
 “Deem-me o nome que você sempre me deu/ fale comigo como você sempre fez/ continuemos a rir junto/sorria; pense em mim. Você que ficou — siga em frente. A vida continua bela, como sempre foi e será”.
Ou como reza o kadish judaico (prece especial dita regularmente nas rezas cotidianas e em enterros em memória ao falecido(a), onde se dá ênfase à glorificação e santificação da força da vida). Apesar de ser texto longo, inexiste nele a palavra morte... ou qualquer menção da morte. Mas sim, louvação à vida.
A vida é o maior do nosso bem. Ela é sagrada. E olhe não me considero uma pessoa religiosa apenas um facilitador de tentar abrandar as dores da vida.
Lembrando que a morte faz parte da vida.
Abraços do
Meraldo Zisman
(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog