sábado, 14 de março de 2015

SOBRE O BARÃO DE ITARARÉ



Por Antonio Pastori
Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, o Barão de Itararé (1895-1971), é conhecido como um dos maiores frasistas brasileiros.
Seu cartão de visitas como gozador de primeira hora começava pela titulação, “Barão de Itararé”, pois ele nunca foi nobre e Itararé foi a batalha que não aconteceu na Revolução de 30 (ou foi na de 32?).
Não importa. Criador do jornal “A Manha”, o Barão ridicularizava ricos, classe média e pobres. Não perdoava ninguém, sobretudo políticos, donos de jornal e intelectuais. Dizem que é o pai da mídia alternativa, independente, etc.
O primeiro nobre do humor no Brasil. Debochava de tudo e de todos e costumava dizer que, “quando pobre come frango, um dos dois está doente”. Ele é um dos inventores do contra-politicamente correto.
Há muito que o Barão de Itararé merecia uma biografia mais detida. Em 2003, o filósofo Leandro Konder lançou “Barão de Itararé — O Humorista da Democracia” (Brasiliense, 72 páginas).
Quatro anos depois, o jornalista Mouzar Benedito lançou o opúsculo “Barão de Itararé — Herói de Três Séculos (Expressão Popular, 104 páginas). No final, há uma coletânea das melhores máximas do humorista, que dizia:
Abaixo, algumas frases geniais do Barão.
Os homens nascem iguais, mas no dia seguinte já são diferentes.
Dize-me com quem andas e eu te direi se vou contigo.
A forca é o mais desagradável dos instrumentos de corda.
Quem não muda de caminho é trem.
A moral dos políticos é como elevador: sobe e desce. Mas em geral enguiça por falta de energia, ou então não funciona definitivamente, deixando desesperados os infelizes que confiam nele.
Antonio Pastori, guardião da Domingueira Poética.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog