segunda-feira, 20 de abril de 2015

53ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB

Por Pe. Brendan Coleman Mc Donald
A 53ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acontece nos dias 15 a 24 de abril de 2015, em Aparecida, São Paulo, no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida. Entre os temas importantes a serem abordados nesta Assembleia podemos citar os seguintes: a) Eleição para Presidente, Vice-Presidente e Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. b) Eleições para Presidente das Comissões Episcopais Pastorais (Concep). c) Estudo e aprovação das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - 2015-2019. d) O Relatório quadrienal do Presidente. e) Eleições de delegados e suplentes para 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. f) Eleições para representantes no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).
Obviamente, há outros assuntos a serem abordados também na 53ª Assembleia Geral como, por exemplo: o novo texto que trata dos cristãos leigos e leigas baseado no texto de Estudos No. 107; “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da terra e Luz do mundo”; Os assuntos das várias Comissões Episcopais; Análise de conjuntura político-social; Análise de conjuntura eclesial etc. Este ano também haverá uma solene celebração pelos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano ll. Há também um pedido à Conferência dos Bispos do Brasil para declarar São José de Anchieta Co-padroeiro do Brasil. Os bispos votarão a proposta de pauta já elaborada pelo Conselho Permanente ou podem pedir algumas mudanças na pauta. Durante as Assembleias Gerais Ordinárias da CNBB, os bispos fazem um retiro. Este ano o pregador será Dom Geraldo Lyrio Rocha, DD. Arcebispo de Mariana/MG. O tema do retiro será “O Múnus Episcopal à luz do Vaticano ll”.
O encontro anual do episcopado brasileiro reúne mais de 450 bispos, entre cardeais, arcebispos, bispos auxiliares e eméritos, além dos que fazem parte das igrejas de Rito Oriental. No total, serão 274 circunscrições eclesiásticas representadas.
O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretária geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, avalia a Assembleia geral “como momento de comunhão, de encontro, de alegria e de celebração da Igreja no Brasil”.
O Santo Padre Papa Francisco deve mandar, como costume, uma carta aos bispos em Assembleia encorajando os nos difíceis trabalhos que eles têm, e enfatizando um ou outro tópico importante. Os bispos estão pedindo nossas orações para que o Espírito Santo os ilumine durante a Assembleia para fazer o que é melhor para a Igreja no Brasil e o povo Brasileiro.
Brendan Coleman Mc Donald é padre redentorista e assessor da CNBB Reg. NE.
Fonte: O Povo, de 19/4/2015. Espiritualidade. p.15.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog