quinta-feira, 28 de maio de 2015

DISSEMINAÇÃO DE NOVOS SABERES PARA A ENFERMAGEM


Eucléa Gomes Vale (*)
O ato de pesquisar contribui para a consciência crítica e construção social por meio da avaliação da realidade, que permite tomar posições na perspectiva de reconstrução que contemple a descoberta de novos caminhos que conduzam as mudanças na qualidade de saúde e vida da população. Neste contexto, a Associação Brasileira de Enfermagem realizará o 18º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (Senpe) no período de 1 a 3 de junho de 2015 em Fortaleza – Ceará, com o tema, “Pesquisa em enfermagem: aplicabilidade, implicações e visibilidade”, desenvolvidas em três eixos temáticos: O que e para que pesquisar: conhecimento e consumo da produção científica em enfermagem; Desafios da produção do conhecimento em enfermagem como fator de mudanças; e Além dos limites da enfermagem: como a produção do conhecimento chega ao público e aos profissionais de saúde.
Este evento proporcionará ainda a seus participantes a oportunidade de discussão e reflexão sobre a pesquisa em enfermagem no Brasil, com ênfase na divulgação, aplicação e avaliação dos resultados no ensino e no serviço como fator de desenvolvimento científico, político e técnico profissional.
Nos dias 30 e 31 de maio antecedendo o 18º Senpe, será realizado o Fórum de Pesquisadores e Coordenadores de Pós-graduação em Enfermagem, que será realizado na Universidade de Fortaleza e contará com a participação de pesquisadores da área de enfermagem de todo país, além de conferencistas internacionais oriundos do Canadá, Portugal e Colômbia.
O 18º Senpe proporcionará aos participantes discutir, disseminar e dar visibilidade à produção do conhecimento em enfermagem por meio de conferências, mesas redondas e oficinas, além de apresentação dos resultados de pesquisas sob a forma de pôster eletrônico e comunicação coordenada. Dessa forma, a ABEn Nacional e sua afiliada ABEn Ceará convidam enfermeiros, estudantes e demais profissionais de enfermagem a fim de participarem ativamente de todos os momentos do evento e assim ampliar seus conhecimentos, gerando possibilidades de consumir dados de pesquisas que possam confrontar realidades que exigem mudanças.
A produção de pesquisa na enfermagem está em franco incremento, tanto qualitativa como numericamente. Acreditamos que a busca de conhecimentos poderá se sustentar em olhares diversos, por meio de metodologias que viabilizem a criação de novos saberes abrangentes para uma prática competente, proativa e emancipatória.
 (*) Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Ceará e presidente da Academia Cearense de Enfermagem – ACEn.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 28/07/2015. Opinião. p.8.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog