quinta-feira, 18 de junho de 2015

ADEUS AO MESTRE RUY LAURENTI


Prof. Dr. Ruy Laurenti
 
A saúde pública e, em especial, a epidemiologia no Brasil vestem-se de luto diante de tão sentida perda, com o desaparecimento deste mundo menor do professor doutor Ruy Laurenti, no último dia 12/6/2015. Fui um dos seus felizardos, pois o tive como orientador de mestrado e de doutorado, notadamente, porquanto, mais do que uma mera e usual relação tutelar de orientação, mantivemos, por cerca de 35 anos, a contar de 1979, um relacionamento de amizade e de afiliação científica.
Por todos esses anos, invariavelmente, conversávamos, por telefone, em datas bem especiais, como em seu genetlíaco e no período natalino. Em muitas oportunidades estivemos juntos, tanto em minhas viagens de estudos à pauliceia como nas dele à capital cearense, ou nos congressos e reuniões científicas levadas a efeito em outras cidades.
Como um pai que se orgulha pelo progresso do filho, o estimado mestre demonstrava entusiasmo ao tomar conhecimento de um possível feito desse seu pupilo platicéfalo, que, daqui da terra alencarina, distante geograficamente do eixo Rio-São Paulo, subsistiu produzindo, incansavelmente, como docente e profissional do campo da saúde pública, e que, paralelamente, enveredou pela via literária, auferindo o epíteto de polígrafo, lastreado em mais de 80 livros publicados, entre científicos, técnicos e literários, cobrindo diferentes gêneros.
Sobre o professor Ruy, ao ensejo da sua chegada à idade da aposentadoria compulsória, publiquei, em 21/10/2001, no jornal O POVO, de Fortaleza, um artigo enaltecendo-o, como um dos principais epidemiologistas brasileiros, e conclamando a que a Universidade de São Paulo, instituição da qual fora reitor, o retivesse em seus quadros, uma vez que ele muito teria a contribuir, como de fato aconteceu por quase três lustros.
Descansa em paz, querido mestre! Com o meu condoído adeus, despeço-me.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Professor titular de Saúde Pública - Uece

Publicado In: O Povo, de 18/06/2015. Opinião p.10.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog