segunda-feira, 22 de junho de 2015

E PARA ONDE VAMOS?


Antero Coelho Neto (*)
Como tenho destacado há anos, principalmente neste Jornal, para termos boa qualidade de vida, é necessário desenvolver dois condicionantes fundamentais (educação e saúde) e os secundários (estilos de vida e ambientes saudáveis). Os países desenvolvidos mostram isto com ótimos exemplos. E o que temos destacado, é que saúde e educação constituem “dupla” relacionada e articulada. Não conhecemos nenhum país que tenha desenvolvido uma sem a outra. Assim também, como os princípios secundários, são sempre desenvolvidos em conjunto. E, pesquisas em renomadas universidades, têm demonstrado que eles são responsáveis por até 70% de nossa longevidade. E agora, quando a quantidade de idosos aumenta, se tornam evidentes e chegam a ser destaques permanentes na imprensa e na internet mundial. Assim, este meu “Delenda Cartago”, e que me perdoem os leitores pela repetição.
Em meu artigo de março escrevi: “alegra-me, neste momento tão importante da vida brasileira, saber que o governador de nosso Estado, convidou um profissional de alta competência, como o dr. Carlile Lavor, para secretário de Saúde. Trabalhamos e aprendemos juntos e, tenho certeza, sabe o que deve ser feito. Que lhe sejam dados os elementos necessários para a implantação de indicada saúde pública. Sem dinheiro e profissionais capacitados para a saúde pública brasileira, jamais vamos alcançar boa qualidade de vida”. Carlile participou de vários de nossos programas de rádio, “Novas Idades”, na FM Universitária, e soubemos de seus conhecimentos e desejos para a saúde pública.
Não passaram dois meses após nosso artigo, e a imprensa cearense se encheu de notícias, de entrevistas com Carlile, do porque de sua saída e a situação de nossa saúde pública. A história continua se repetindo e agora, ainda mais complicada com a falta de planos futuros prospectivos, ausência de verbas e de administração participativa, grande disputa política, diversidade de partidos pro e contra o governo e a falta de decisões para valorizar a saúde. E, conjuntamente, a imprensa continua destacando as grandes dificuldades no processo educacional do país. Universidades, centros educacionais e escolas com problemas financeiros e falta de pessoal capacitado.
Os jornais brasileiros e os canais de televisão estão cheios de notícias destacando os problemas com a saúde e a educação. Para mim, médico velho, também preocupado com a “qualidade da morte”, mais a coisa se complica. Quando aumentam as dores, os problemas osteo-articulares, problemas musculares, necessidades de muitos exames laboratoriais, perda da memória cognitiva, dedutiva e interpretativa e dificuldades para manutenção de atividade física, mais e mais verificamos as carências existentes. E de uma medicina paliativa de que poucos falam. Alguns brasileiros buscam uma maior religiosidade, mas muitos, os jovens, infelizmente, se destacam na violência e nas drogas. Para nós, então, as únicas saídas são: educação, saúde, estilos de vida e ambientes saudáveis, com ajuda da medicina paliativa, religiosidade e organizações sociais participativas. Será que vamos alcançar este futuro feliz?
(*) Médico, professor e ex-presidente da Academia Cearense de Medicina.
Fonte: O Povo, Opinião, de 27/5/2015. p.10.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog