segunda-feira, 1 de junho de 2015

HAROLDO GONDIM JUAÇABA: em curtas sentenças



Por Elsie Studart Gurgel de Oliveira
Nascido em Fortaleza, criado e educado em um lar cristão.
Graduado em Medicina pela Universidade do Brasil, com pós-graduação em cirurgia, nos Estados Unidos, e aperfeiçoamento, na Inglaterra.
Educador nato, com exercício da cátedra na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e na Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo.
Servidor público federal, na categoria médico, do antigo IAPC.
Considerado o precursor da cancerologia, no estado do Ceará e responsável pela implantação da Residência em Medicina Preventiva e Social no INAMPS.
Diretor da Casa de Saúde São Raimundo, fundador do Instituto do Câncer do Ceará e seu atual presidente.
Intelectual, apreciador das artes plásticas e dos clássicos da música e da literatura, com produção alentada e diversificada de artigos sobre medicina, educação e associativismo.
Estudioso da questão educacional, com visão humanista focada na assistência ao doente e no ensino profissionalizante.
Grande incentivador da criação da Escola de Saúde Pública do Ceará.
Seu maior título: um homem de bem.

* Publicado In: Oliveira, Elsie Studart Gurgel de. Pedaços do cotidiano no Instituto do Câncer do Ceará. Fortaleza: Expressão, 2014.


Nota do Blog: Hoje, dia 1º de junho de 2015, os colaboradores do Instituto do Câncer do Ceará juntam-se aos familiares e amigos de Haroldo Juaçaba, para lembrarem dos seis anos do desaparecimento terreno desse grande vulto da Medicina cearense, cujos feitos estão acima sintetizados.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva – Editor do Blog

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog