terça-feira, 16 de junho de 2015

RACISMO

Por Affonso Taboza (*)
Email que circulou na Internet, retirado do programa “60 Minutos” de estação de TV americana. O entrevistador, Mike Wallace, lança perguntas para o entrevistado Morgan Freeman, 75, ator e diretor cinematográfico negro americano:
Mike: Mês da consciência negra. Que acha disso?
Morgan: Ridículo.
Mike: Por quê?
Morgan: Você vai confinar toda a minha história em um único mês. Ora, por favor... O que você faria com sua história? Qual é o mês da consciência branca?
Mike: Bem... sou judeu.
Morgan: Ok... Qual o mês da consciência judaica?
Mike: Não existe.
Morgan: Oh...oh... Por que não? Você quer que exista um?
Mike: Não, não.
Morgan: Tudo bem. Eu também não. Não quero um mês da consciência negra. A história dos negros é a história da América.
Mike: E como vamos nos livrar do racismo?
Morgan: Parando de falar sobre isso. Vou parar de chamá-lo de branco. E o que lhe peço é que pare de me chamar de... negro. Eu o conheço por Mike Wallace. Você me conhece por Morgan Freeman.
Lição cristalina tiramos desse diálogo. Se queremos acabar com o racismo ou aliviá-lo, paremos de falar sobre isso. Racismo no Brasil sempre existiu e existirá. Só que, até 20 ou 30 anos, era racismo brando, tolerável, enrustido nas cabeças de alguns. Cada cabeça uma sentença, diz o provérbio. Alguns não gostam de pessoas de pele escura, traços afro; outros não gostam de pessoas com traços orientais. Sejamos francos: A maioria dos brasileiros gosta da cor e dos traços europeus. É consequência de termos sido colonizados por europeus, e a civilização ocidental repousa em parte nisso. Mas daí até repudiar quem não se enquadra nesse padrão, há distância enorme.
Combater o racismo jogando holofotes nessa questão e promovendo o ódio entre os diferentes é erro tão crasso quanto incentivar a luta de classes, a guerrinha entre capital e trabalho. Nisso a esquerda doente é mestra. Prova é essa história de cotas para negros nas universidades, e agora no serviço público. Se queriam criar animosidade entre brasileiros, não podiam ter achado melhor caminho. Imaginem uma pessoa pobre de pele clara sentindo-se preterida num vestibular ou concurso por outra, de qualificação intelectual inferior, que resolveu se declarar negra... qual o seu grau de revolta... e como passará a “amar” os negros...É a velha mania de gerar ressentimentos e ódios na sociedade. Dividir o povo brasileiro em brancos e negros (o que é falácia pois somos basicamente mestiços) é a mais nova forma de luta de classes que esses maus brasileiros resolveram explorar.
(*) Membro efetivo do Instituto do Ceará e dos conselhos de assuntos legislativos da Fiec e da CNI.
Publicado In: O Povo. Fortaleza, 24/11/2014. Caderno A (Opinião). p.9.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog