terça-feira, 14 de julho de 2015

A UECE EM REVISÃO


José Jackson Coelho Sampaio (*)
Em 40 anos de história, o sistema Funece/Uece teve sua institucionalização regulada por estatutos, regimentos, estruturas organizacionais, planos diretores e práticas políticas bastante diversas. Os Estatutos em vigor foram concebidos de modo participativo, boa consistência técnica e são utilizados desde a aprovação em 1999.
Avançou-se muito: departamentos foram extintos; a consulta à comunidade nos processos eleitorais, com os conselhos superiores supervisionando e homologando, tornou-se obrigatória; consolidou-se a eleição direta de coordenadores de curso e foi estabelecida lista tríplice de chapas integradas para a escolha de reitor/vice-reitor e de diretor/vice-diretor.
No ínterim, o sistema Funece/Uece cresceu administrativa, financeira e academicamente; foi aprovado novo PCCV do corpo docente; a Reitoria desenvolveu a cultura de dar posse ao mais votado na consulta para escolha de diretores; o Governo Estadual desenvolveu a mesma cultura quanto à escolha de reitores; e o Estado brasileiro inovou em regras de transparência, acessibilidade e controladoria dos procedimentos próprios da gestão pública democrática.
É hora de revermos nossa lógica organizacional, a representação dos segmentos acadêmicos nos processos de decisão e a forma como escolhemos nossos gestores. Mérito e democracia podem interagir, sinergicamente, fazendo crescer a Universidade. Daí, o nosso Conselho Universitário (Consu), em 25/5, ter aprovado modelo de participação da comunidade em processo Estatuinte Revisor caracterizado pelo amplo debate, por meio de 13 conferências setoriais que formularão propostas de mudanças estatutárias e elegerão representantes para uma conferência geral, nos dias 23 e 24 de setembro de 2015.
Estamos convocados para tornar nossa Uece mais moderna, democrática, eficaz e capaz de atender aos sonhos de desenvolvimento intelectual, social e econômico do povo cearense. O nosso site, de 6 de julho a 14 de agosto, estará aberto também para a participação da sociedade.
(*) Professor titular em saúde pública e reitor da Uece.
Publicado In: O Povo, Opinião, de 11/7/15. p.16.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog