sábado, 22 de agosto de 2015

Laços entre a Sociedade Médica São Lucas e a Academia Cearense de Medicina


Recentemente, nesse mesmo Boletim, foram traçados aspectos históricos que conectam duas entidades médicas cearenses: a Sociedade Médica São Lucas (SMSL) e a Academia Cearense de Medicina (ACM). Ambas instituições, por meio de seus médicos, com essa dupla afiliação, tiveram ativa participação na organização e na realização do I Congresso Brasileiro de Médicos Católicos (I CBMC), evento que fermentou a instalação da Faculdade de Medicina do Ceará, em 12 de maio de 1948, materializando uma legítima aspiração de muitas famílias cearenses.
Saliente-se o papel de Dom Antônio de Almeida Lustosa, o Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, prelado que, na década de 1940, fora o indutor da criação da Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo, em 1943, serviu de esteio à instalação da pioneira escola médica cearense, em 1948, e a da Escola de Serviço Social, em 1949.
Desde a criação da ACM, os laços mantidos com a SMSL foram vigorantes, com seis lucanos entre os 26 acadêmicos fundadores e oito dos patronos das cadeiras originais, aos quais se agregariam mais 12 lucanos, como novos patronos, dentre as cadeiras posteriormente criadas no sodalício, ao tempo em que outros confrades, igualmente participantes da SMSL, foram empossados, apontando um estreito vínculo funcional dessas instituições.
Presidiram a SMSL os acadêmicos Vinicius Antonius de Holanda Barros Leal e Janedson Baima Bezerra. A SMSL, por sua vez, conferiu a Comenda Médica São Lucas, aos confrades: Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves, Haroldo Gondim Juaçaba (in memoriam), Janedson Baima Bezerra, João Martins de Sousa Torres, José Eduilton Girão, José Waldemar Alcântara Silva (in memoriam), Maria Gonzaga Pinheiro e Vinicius Antonius de Holanda Barros Leal.
São, presentemente, membros em dupla militância, na ACM a na SMSL, os médicos: Anastácio Queiroz de Sousa, Antônio Mota Pontes, Fernando Vasconcelos Pombo, Francisco Flávio Leitão de Carvalho, Janedson Baima Bezerra, João Martins de Sousa Torres, José Eduilton Girão, Marcelo Gurgel Carlos da Silva e Roberto Misici, os quais, como médicos católicos, se identificam, inteiramente, com o trabalho evangelizador da SMSL.
ACM tem inserido temas de interesse da SMSL em sua programação científica. Como testemunho disso, vale ressair duas exposições de responsabilidade de confrades lucanos. A primeira, do Ac. Janedson Baima Bezerra, que, em memorável sessão ordinária, de 13/04/2010, pronunciou a palestra “A História da Sociedade Médica São Lucas”; e, a segunda, do Ac. Anastácio Queiroz de Sousa, que, como dedicado estudioso dos mistérios do Santo Sudário, discorreu, na sessão ordinária de 11/05/2010, em palestra sobre “Aspectos Clínicos da Morte de Jesus”, quando apresentou extraordinário conhecimento do tema exposto.
A parceria entre essas entidades médicas tem sido mais do que pessoal, em certos momentos, a exemplo de: a re-edição dos Anais do I CBMC, realizada por iniciativa da ACM, em 2010, que contou com apoio da SMSL e de outras instituições cearenses; do co-patrocínio da ACM ao I Congresso Cearense de Médicos Católicos, realizado pela SMSL, em novembro de 2012; e da nota conjunta de entidades médicas cearenses, assinada por SMSL, ACM e Associação Médica Cearense (AMC/AMB), Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (SIMEC), publicada na mídia local, em março de 2013, em repúdio ao equivocado posicionamento do Conselho Federal de Medicina, em prol da descriminalização do aborto no Brasil.
Há espaços para assegurarem maior entrelaçamento de ações dessas sociedades médicas, ora em apreço, via compromissos institucionais, traçando metas de mútuo interesse, enfocando a defesa de valores espirituais e bioéticos, que precisam ser preservados, a todo custo, nas sociedades modernas.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Sociedade Médica São Lucas 

Nota: Este artigo, redigido em 20/06/2015, é dedicado à memória do Dr. Antônio Mota Pontes, de saudosa lembrança, que retornou ao Pai em 21/06/2015.

* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 11(96): 4-5, julho de 2015.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog