quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA NA UECE


Por José Maria Ximenes Guimarães (*)
"A trajetória da Uece, com seus 78 cursos de graduação e 37 de pós-graduação Stricto Sensu, expressa crescimento"
O Jubileu de Rubi da Uece representa momento que demarca história de crescimento e conquista, numa trajetória institucional que nos orgulha, como aluno, professor e cidadão cearense. Pela Graduação, num percurso que a Enfermagem tem lugar destacado, por ser o curso superior mais antigo a vir formar a Uece, em 1975, mas, sobretudo, pela contribuição na pós-graduação Stricto Sensu em Saúde, capaz de formar mestres e doutores para atuar no SUS, Ensino Superior, Extensão Social e Inovação Tecnológica. Isso reflete compromisso ético, político e social, que impulsiona o cumprimento da missão de formar pessoas e de produzir conhecimento científico, respondendo às demandas da sociedade.
Concluí graduação em Enfermagem na UVA, em Sobral. Então, decidi me qualificar para a docência no ensino superior e para a pesquisa, o que exigiu mudança para Fortaleza, em 2005, ano em que logrei êxito no processo seletivo do Curso de Mestrado Acadêmico em Saúde Pública, por onde se inicia minha trajetória acadêmica na Uece. Lembro que, ao buscar conhecer a história do curso, identifiquei ser este o primeiro Mestrado em Saúde da Uece e o primeiro em Saúde Pública do Ceará. O curso foi aprovado em 1993 e iniciou a primeira turma em 1994. Na sua trajetória, até hoje, já foram formados 329 mestres. Reestruturado, em 2013, passou à denominar-se Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva.
Em 2007, ano em que defendi minha dissertação, a Uece implantava o Doutorado em Saúde Coletiva, em Associação Ampla com UFC e Unifor, visando consolidar a área, no Ceará. Ingressei na primeira turma, em 2008, e concluí o doutorado em 2012, simultaneamente com o Curso de Especialização em Gestão em Saúde. Atualmente, já foram formados pela Uece 33 doutores em Saúde Coletiva. Dada a qualificação do corpo docente, do corpo discente e da produção cientifica, a Uece abriu Doutorado próprio, em 2014, constituindo o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
No período do Doutorado, realizei estágio docência, lecionando Política e Planejamento em Saúde no jovem curso de Medicina (11 anos), e, a partir de 2013, tornei-me professor substituto, função na qual aguardo a possibilidade de concurso para efetivo, esperança que se tornou muito concreta devido à decisão do Governo Estadual em autorizar a realização de um plano de concursos para o quadriênio 2015/8.
No momento do 40º aniversário, reconheço a contribuição da Uece na minha formação e na do povo cearense. A trajetória da Uece, com seus 78 cursos de graduação e 37 de pós-graduação Stricto Sensu, expressa crescimento e qualidade. Se devidamente apoiada, sua comunidade de 23 mil alunos crescerá, gerando mais impactos positivos em nossa sociedade. Parabéns, Uece!
(*) Enfermeiro, doutor em Saúde Coletiva e Professor Substituto do Centro de Ciências da Saúde/Uece.
Publicado In: O Povo, Opinião, de 15/8/15. p.7.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog