segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A REPRODUÇÃO E A SANIDADE ANIMAL NA UECE


Por Vicente José de Figueirêdo Freitas (*)
"Neste ano do Jubileu de Rubi da Uece, confluem as nossas trajetórias individuais, que fazem a vida acadêmica da instituição, com a trajetória institucional"
A Faculdade de Veterinária (Favet) foi uma das escolas fundadoras da Uece e, por décadas, seguiu sendo o único curso de Medicina Veterinária do Ceará. O início de minha graduação, em 1982, fez-me realizar um belo sonho e durante o estágio supervisionado na Embrapa Caprinos e Ovinos, descobri meu foco: a pesquisa em reprodução dessas espécies.
Decidi que minha vida profissional seria em ensino/pesquisa e, para isso, comecei a me preparar. Em 1987 entrei na 1ª turma do Curso de Especialização em Produção e Reprodução de Pequenos Ruminantes, da Uece, e em seguida fui aprovado no concurso de professor auxiliar da Favet, para ministrar a disciplina Inseminação Artificial.
Aos 26 anos tornara-me professor da Uece. Ensinava, mas não podia pesquisar só com o título de especialista. Urgia ser mestre e foi com satisfação que vi ser criada, em 1991, pelo professor Nunes, a 1ª pós-graduação stricto sensu da Uece, o Mestrado em Produção e Reprodução de Pequenos Ruminantes. Aluno da 1ª turma, concluí o curso em 18 meses e fui o 1º mestre formado na Uece, em 1992.
Sob a orientação do professor Nunes, obtive bolsa para doutorado no Institut National de La Recherche Agronomique/Fr. Foi um divisor de águas, pois trabalhei com pessoas muito qualificadas para a pesquisa. Concluí o doutorado em 1996 e retornei à Uece na esperança de aplicar o que aprendi. Criei um grupo de pesquisa e logo fui chamado a assumir a coordenação do mestrado, onde me apoiaram ótimos colegas como Fátima Teixeira, Claudia Bevilaqua, Ricardo Figueiredo, Lúcia Daniel, Célia Sampaio, Sônia Crisóstomo, Diana Célia, Ricardo Toniolli e William Maciel. Manassés Fonteles era reitor e Jackson Sampaio era pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa.
Reestruturado, o curso passou a chamar-se Mestrado em Ciências Veterinárias. Um concurso para professor efetivo atraiu candidatos com doutorado e boa capacidade para captar financiamento e realizar pesquisa de qualidade. Assim, submeti a alteração do mestrado e a demanda do Primeiro doutorado da Uece. Sob a coordenação da professora Claudia Bevilaqua, a Capes aprovou a criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. Nascia uma história de sucesso e as avaliações da Capes resultaram em notas crescentes, até a atual nota “6”, que coloca o Programa como o único no Nordeste e entre os três melhores da área em IES estaduais, superado por dois da USP.
Neste ano do Jubileu de Rubi da Uece, confluem as nossas trajetórias individuais, que fazem a vida acadêmica da instituição, com a trajetória institucional, que respalda a vida acadêmica de estudantes, servidores e professores. As dificuldades que existiram e ainda existem têm sido fonte de superação para a Uece. Elas nos fazem crescer.
(*) Médico veterinário, doutor em Ciências da Vida e professor da Favet/Uece.
Publicado In: O Povo, Opinião, de 15/8/15. p.7.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog