quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A UECE E A UAB NO CEARÁ


Fábio Castelo Branco (*)
Nestes sete anos no Sistema UAB, a Uece ofereceu mais de 4 mil vagas, tendo formado mais de 1.200 alunos
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi a primeira instituição de ensino superior do Ceará a ter ação no Interior do Estado. Numa região que convive com grandes adversidades naturais e apresenta elevada iniquidade social e econômica, a educação da população é certamente o caminho para qualquer possibilidade de mudança.
Em 2005, o MEC implantou o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que se caracteriza como uma parceria entre as esferas federal, estadual e municipal para o desenvolvimento da modalidade de Educação a Distância (EaD), que tem como principal finalidade expandir e interiorizar a educação superior no País.
O Brasil precisa amadurecer como País para não continuar a patinar indefinidamente em crises econômicas que repercutem sobre a educação, pois, apesar de o Governo ter como slogan “Brasil Pátria Educadora”, um dos principais alvos dos cortes no orçamento tem sido no MEC, prejudicando os vários programa na área da educação e, entre eles, o Sistema da UAB.
Nestes sete anos no Sistema UAB, a Uece ofereceu mais de 4 mil vagas, já tendo formado mais de 1.200 alunos em 19 municípios do Ceará.
Apesar dos números e dos aspectos positivos, hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema em todo o Brasil.
Defendemos que o orçamento para o Sistema UAB seja mantido e o Edital nº 75/2014 tenha continuidade com início dos novos cursos em 2016, no qual tem aprovadas 197 mil vagas em todo o Brasil, sendo 3.900 vagas ofertas pela Uece.
Importante destacar que, no Ceará, o uso das novas tecnologias representado pelos computadores portáveis (desktop, laptops etc) e internet tem se colocado como privilégio de poucos. A educação a distância com a adoção dessas tecnologias tem servido também para inclusão digital de parcela significativa da população, ou seja, a educação a distância passa a ter uma dupla missão de educar e incluir digitalmente.
A criação do Sistema UAB possibilitou que, no Ceará, 31 municípios recebessem cursos de graduação gratuitos, oferecidos pela Uece, UFC, IFCE e Unilab. Os cursos do Sistema UAB tornam visíveis os invisíveis socialmente e a esperança de continuarmos com os Cursos da UAB/Uece é a assinatura de todos na Petição Pública a favor da UAB no link: http://migre.me/rjbzc
(*) Professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e coordenador da UAB.
Publicado In: O Povo, Opinião, de 27/8/15. p.7.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog