terça-feira, 22 de setembro de 2015

Dos Anos Dourados aos Anos Iluminados do Otávio Bonfim


Muitos amigos e conhecidos, somando cerca de duzentas pessoas, participaram do I Encontro de Congraçamento do Otávio Bonfim, compreendendo o período dos Anos Dourados aos Anos Iluminados, sob a benfazeja inspiração seráfica, que vai do Frei Teodoro ao Frei Lauro.
O encontro dos que passaram sua juventude no Otávio Bonfim aconteceu em Fortaleza, das 20h às 21h30, do dia 17/09/2015, no Salão de Santo Antônio, da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, local escolhido por preservar, em seu recinto, um clima de saudade, permeado das mais caras lembranças.
O evento contou com projeção de slides e de vídeos e abriu espaço para alguns depoimentos de representantes das diferentes gerações, de jovens das décadas de cinquenta a oitenta, como um indicativo da afeição ao bairro que abrigou tantas pessoas dignas e honestas.
Coube ao Sr. Vicente Morais apresentar a sequência de fotografias da época do Frei Teodoro, tecendo os comentários pertinentes e destacando fatos e seus retratados, trazendo ao público as lembranças daqueles que fizeram sua derradeira viagem de regresso ao Pai, e render homenagens a antigos moradores do bairro, nomeadamente os Srs. Antônio Camelo de Araújo, Luiz Carlos da Silva, Nestor Holanda Gurgel e Raimundo Lopes Simões.
 
Em seguida, o jornalista e publicitário Airton (Tom) Bastos, atuante como mestre de cerimônias, responsabilizou-se por fazer ligeiros comentários de uma apresentação animada em power point, construída a partir de uma seleção de 48 fotos, relacionadas ao período do Frei Lauro, extraída de um banco de mais de quinhentas fotografias, e complementada por outros slides, de fotos e ilustrações, escolhidos por Marcelo Gurgel. A montagem dessa apresentação foi feita pelo agente de marketing Davi Cacau. Sob a orientação de Marcelo Gurgel, com rolagem automática dos diapositivos ao som da música Czardas, composição de Vitorio Monti, que ganhara popularidade na segunda metade dos anos 1960.
Após as projeções em multimídia, o contador e bancário aposentado, Sr. Edmar Gurgel, que coordenava as ações em andamento do I Encontro, e na qualidade de membro da Comissão Organizadora, requereu permissão da mesa diretora para a entrega de duas placas de prata em agradecimento a dois amigos que prestaram relevante contribuição ao bairro Otávio Bonfim.
A primeira placa foi entregue pelo Frei Gilmar ao Dr. Marcelo Gurgel, considerado um memorialista nascido e criado nesse bairro e organizador de um livro biográfico sobre Frei Lauro Schwarte, o qual muito agradeceu pela deferência, e se confessou surpreendido com a honraria, que teria para ele um significado muito especial. A segunda placa foi passada pelo Sr. Edmar Gurgel às mãos do Sr. Vicente Morais, autor do livro: “Anos Dourados do Otávio Bonfim: à memória do Frei Teodoro”, que expressou os seus sinceros agradecimentos pela placa recebida.

Dando continuidade, a palavra foi novamente concedida ao Dr. Marcelo Gurgel que manifestou a sua satisfação por tantas presenças amigas, salientando o empenho de alguns para ali estarem, e discorreu sobre futuras publicações de interesse daquela seleta audiência, no caso, a citar: a segunda edição, revista e ampliada do livro do Sr. Vicente Morais; a edição traduzida para o alemão do livro “Frei Lauro Schwarte e os Anos Iluminados do Otávio Bonfim”; e a feitura de um novo livro sobre o Frei Lauro, cujo lançamento será programado para dezembro próximo, nas comemorações dos oitenta anos de Frei Lauro, se vivo ele fosse.
O encerramento dos trabalhos foi conduzido pelo Frei Gilmar que aludiu a ação social como prática da fraternidade franciscana e transferiu a palavra ao Frei Wellington, o guardião do convento, cabendo-lhe, depois da oração conjunta do Pai Nosso, abençoar a todos.
Finda a solenidade foi oferecido aos convidados um coquetel à base de refrigerantes e salgadinhos.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog