sábado, 19 de dezembro de 2015

DOIS CAVALOS SENATORIAIS

Por Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Uma história presenciada e contada pelo Conselheiro Meneses aconteceu em Campina Grande, na Paraíba, ao ensejo do Congresso Nordestino de Patologia, ali realizado em 1971. O Prof. Livino Pinheiro, do Departamento de Patologia e Medicina Legal da UFC, e o Prof. Barbosa Coutinho, notável patologista da Universidade Federal de Pernambuco, eram dois dos mais ilustres convidados desse congresso.
Por tal condição, ambos foram escolhidos para dar uma longa entrevista a um jornal local encarregado de fazer a cobertura do evento, produzindo “releases” e outras peças de comunicação, para divulgação na grande mídia da região Nordeste.
No dia seguinte, o Prof. Livino, de posse do jornal, encontra no congresso o Prof. Barbosa Coutinho, e indaga:
– Você viu a matéria que saiu conosco no jornal daqui?
– Vi, sim – respondeu laconicamente o patologista pernambucano.
– E aí! O que você achou? Gostou das nossas fotos?
– Dois “Incitati” – E assim fulminou a conversa, recorrendo ao nome do afamado cavalo de Calígula, por este nomeado senador romano.
Por certo, o professor cearense ficou desapontado com o comportamento do colega de Pernambuco, um homem erudito, que, tal como ele, cultivava o latim com apuro, mas era avesso a qualquer badalação social.
Fonte: SILVA, M.G.C. da. Dois cavalos senatoriais. In: SOBRAMES – CEARÁ. Ritmo literário. Fortaleza: Sobrames-CE/Expressão, 2015. 304p. p.198.
* Publicado, originalmente, In: SILVA, M.G.C. da. Contando Causos: de médicos e de mestres. Fortaleza: Expressão, 2011.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog