segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

MICROCEFALIA* Calma minha gente!


Meraldo Zisman (**)

Médico-Psicoterapeuta

Como retrato social, nenhuma doença não é só um problema médico, mas também histórico, político, ideológico e psicossocial.
Passeando pelo livro do Zigmund Bauman - Para que serve a Sociologia? Ed. Zahar (20015) - deparei-me com a frase:
“... portanto, sim, tal como outras mercadorias, a sociologia precisa criar “clientes” para o serviço que oferecem... alguns produtos têm mais chances de ver cumprida essa obrigação, enquanto outros têm poucas ou nenhuma...” Este é o caso das noticia médicas. O público alvo está garantido, por razões óbvias.
A obrigação dos médicos, dos noticiosos, etc. deve ser com a probidade. É mandatório manter-se honesto e quando o alarme for disparado, deverá ser ouvido e entendido. O conjunto de comedimento, esclarecimento e cuidado será sempre a melhor política, assim como aguardar os acontecimentos com base, cuidado e discernimento.
Por mais que a Medicina avance ela é uma arte-ciência e, portanto, muita cautela com as “notícias”. Em Biologia é muito mais difícil e complexa a asseveração. Não é à toa que muitos costumam afirmar: ‘A Medicina é a ciência das verdades transitórias.  Eu concordo com esse dito.
Qualquer gestação, por melhor e mais recente que seja a tecnologia adotada, é e sempre será uma incógnita. A sequência da concepção ao nascimento é um dos grandes mistérios da vida.
Lembrem-se que a distância temporal entre heresias, superstições e verdades proclamadas/noticiadas “antes do tempo” pode ser uma fórmula para o fracasso. E mesmo com toda a tecnologia de ponta, pode vir a ser um montão de lixo.
Calma, minha gente.
(*) Tamanho da cabeça menor que a idade.
(**) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog