sábado, 12 de dezembro de 2015

O PROFESSOR DESVIRGINADO


Por Marcelo Gurgel Carlos da Silva
O Prof. Livino Pinheiro, um antigo titular do Departamento de Patologia e Medicina Legal da UFC, era um homem muito espirituoso e um bom contador de estórias. Ele costumava dizer que foi desvirginado quando exerceu o cargo de Diretor da Faculdade de Medicina.
Essa afirmação dele causava uma certa inquietação entre os seus interlocutores. Para alguns, trazia a conotação original da perda da virgindade, pondo fim uma longa castidade; para outros, teria uma conexão com honestidade, uma qualidade talvez comprometida pela imperiosidade administrativa de ter feito algo ofendendo aos seus caros princípios morais.
A dúvida somente se dissipava no ouvinte quando ele esclarecia que o seu nome completo era Livino Virgínio Pinheiro, com o qual assinava antes toda a documentação acadêmica. Como eram muitos documentos a assinar diariamente, cumprindo assim os trâmites burocráticos, a administração superior da universidade dispôs que ele passasse a assinar apenas Livino Pinheiro, suprimindo o Virgínio do seu nome, daí a razão de ter sido “desvirginado”.
Fonte: SILVA, M.G.C. da. O professor desvirginado. In: SOBRAMES – CEARÁ. Ritmo literário. Fortaleza: Sobrames-CE/Expressão, 2015. 304p. p.197.
* Publicado, originalmente, In: SILVA, M.G.C. da. Contando Causos: de médicos e de mestres. Fortaleza: Expressão, 2011.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog