quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

O Troféu Sereia de Ouro na Academia Cearense de Medicina


O Troféu Sereia de Ouro, iniciativa do chanceler Edson Queiroz, foi instituído em 1971 com o objetivo de homenagear, de modo expressivo, os que se destacaram e deram importante contribuição ao desenvolvimento do Ceará, em seus distintos campos de atuação.
Uma plêiade de primeira grandeza, formada por 180 pessoas, foi aquinhoada com a estatueta concedida, no percurso de 45 edições anuais, que oferece ao contemplado um reconhecimento público, de notável apelo social, mercê da parcimônia que ancora cada selecionado.
Além do comedimento numérico, uma vez que, invariavelmente, limita-se a quatro premiados anualmente, a concessão segue um bem cuidado rito na definição dos seus beneficiados, começando pela larga consulta entre os possuidores do galardão, que apontam os potenciais nomes de pessoas a premiar.
O troféu em foco afigura-se, indubitavelmente, um reconhecimento público de enorme valor ao agraciado, notadamente devido à origem e à forma de sua outorga institucional.
Os médicos compõem uma substancial representação profissional, no conjunto dos agraciados com esse troféu, porquanto 25 (13,9%) discípulos da arte de Hipócrates foram dignificados com tal honraria, dos quais tão somente seis não guardam vinculação formal com a Academia Cearense de Medicina (ACM), quer como fundadores, acadêmicos titulares ou membros honorários do silogeu.
A cifra acima coloca a ACM em primeira posição, quando comparada a outras entidades culturais ou científicas em funcionamento no Ceará, superando, inclusive as de centenária existência.
A ACM sente-se igualmente prestigiada quando tem um dos seus entre os recebedores da “Sereia de Ouro”, e, no caso deste ano de 2015, o júbilo vem em dose dupla com a entrega desse troféu aos acadêmicos Elias Geovani Boutala Salomão e Lúcia Maria Alcântara de Albuquerque.
Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Titular da cadeira 18 da ACM
* Publicado In: Jornal do Médico em Revista, 11(65): 8, setembro-outubro de 2015. (Revista Médica Independente do Ceará).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog