quinta-feira, 30 de abril de 2015

O BRASIL ANEDÓTICO LXVIX


O ESPÍRITO DE PADRE ANSELMO
A. Cerqueira Mendes - "Figuras Antigas", vol. I.
O arcipreste da Sé de São Paulo, Joaquim Anselmo de Oliveira, era não só desabusado como espirituoso. Após uma vida acidentada, já na velhice, embarcou para o Rio de Janeiro afim de ser operado da catarata que lhe ia empanando a vista.
No dia seguinte ao da operação, Hilário de Gouveia, o operador, aproximou-se dele, que se achava de olhos vendados.
- Sente-se feliz? - perguntou.
- Muito! - retrucou o sacerdote. - E compreende bem que há razão para isso.
E prevendo o insucesso da intervenção cirúrgica:
- Vazam-me o olho por dois contos de réis! É barato!
 
O EMPREGO IDEAL
Moreira de Azevedo - "Mosaico Brasileiro", pág. 156.
Este episódio é dado, também, como ocorrido com Floriano Peixoto. Domingos Barbosa ("Silhuetas", pág. 46), e atribui, por sua vez, ao Conselheiro Gomes de Castro.
Era Álvares Machado presidente do Rio Grande do Sul em 1840, quando se apresentou em palácio um indivíduo de boas maneiras que lhe ia dar parabéns pela investidura e, ao mesmo tempo, pedir-lhe um emprego. Desejava, porém, que o lugar fosse de representação, bem remunerado e de pouco trabalho.
- Pois, não, meu caro senhor; pois, não, - prometeu o presidente. - O segundo que eu descobrir nessas condições será seu.
- O segundo? e por que não o primeiro?
E Álvares Machado:
- Porque, andando eu há muito tempo atrás de um emprego desses, o primeiro, naturalmente, será meu!

A ÚNICA REPÚBLICA: O IMPÉRIO
Múcio Teixeira - "O Imperador visto de perto", pág. 192.
Era Múcio Teixeira cônsul geral do Brasil na Venezuela, quando ali chegou a notícia da proclamação da República. Ao penetrar no palácio do governo, onde fora pedir o seu "exequatur", o presidente da Venezuela, dr. Rojas Paul, encaminhou-se para ele, dizendo:
- "Señor Consul Geral do Brasil, pida a Dios que su Patria, que ha sido gobernada durante medio siglo por un sabio, no sea de hoy por delante llevada por el tacón del primero tirannelo que el ejercito le presente".
E abraçando-o, comovido:
- "Se ha acabado la unica Republíc; que existia en America: el Imperio del Brasil!"

O MARIDO MINEIRO
Presenciado pelo colecionador.
Na sala de espera da Academia Brasileira de Letras, no "Petit Trianon", um visitante falava mal dos mineiros, em geral, e acentuava:
- Eu tenho tanta prevenção com mineiro, que, havendo uma sobrinha minha, a quem muito estimo, contraído casamento recentemente com um rapaz de Juiz de Fora, cortei inteiramente relações com ela. O mineiro tem todos os defeitos e o principal é furtar nos negócios em que se mete.
O general Lauro Müller, que se achava próximo, e que, como se sabe, era catarinense, não se conteve:
- Pois olhe, meu caro amigo, - interveio, mesmo sem conhecer o sujeito; - sabe de uma cousa? O senhor ainda vai ser muito amigo desse mineiro, porque fique certo que ele vai tratar muito bem a sua sobrinha.
- Eu, amigo de um homem que furta?
- Sim, senhor, - tornou Lauro Müller. Porque, o brasileiro, em geral, furta da família para lançar fora; ao passo que o mineiro, se furta, como o senhor diz...
E com entusiasmo:
- Furta para a família!
Fonte: Humberto de Campos. O Brasil Anedótico (1927).

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Missa de trigésimo dia por Edna Maria Furtado Arruda


A família Furtado Arruda convida familiares e amigos, para a missa de sétimo dia da Dra. EDNA MARIA FURTADO ARRUDA, a ser oficiada em sufrágio de sua alma, hoje, dia 29/04/15, às 19h, na Capela das Irmãs Missionárias, situada na Av. Rui Barbosa, 1.246, no Bairro Aldeota, Fortaleza-CE.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Amigo da família Furtado Arruda

terça-feira, 28 de abril de 2015

Para não disputar uma mulher, dois homens aceitam dividi-la

Sylvester Mwendwa assinou um contrato com Elijah Kimani para dividir a mesma mulher.
Para não brigar por uma mulher, dois homens assinaram um acordo no Quênia para compartilhá-la, união bem incomum neste país da África Oriental, informou nesta segunda-feira o jornal local "Daily Nation".
Um homem se casar com várias mulheres é legal e prática bastante difundida em algumas comunidades no país africano, mas até agora não se conhecia nenhum caso de uma mulher com mais de um marido.
Os dois maridos assinaram o curioso contrato em Kisimani, cidade no sul do Quênia, depois de descobrir que ambos se relacionavam com ela há mais de quatro anos.
Os pais da noiva deram permissão aos dois pretendentes para viverem juntos e "pagar o preço da namorada" assim que possível.
Eles foram até a delegacia de polícia com o acordo escrito, que também estabelece que os dois cuidarão das crianças que a esposa venha a ter e compartilharão juntos as despesas da casa.
"Fiquei surpreso de ver dois homens lutando por uma mulher que diziam ser viúva e mãe de gêmeos. Tentei resolver de outra forma, mas eles insistiram que nenhum deles poderia viver sem ela", contou o policial Adhalah Abdulrahman.
Quando o agente pediu à mulher que escolhesse um dos dois namorados, ela também se recusou a optar, porque não poderia viver sem nenhum deles. A confissão fez com que os pretendentes, Sylvester Mwendwa e Elijah Kimani, aceitassem se revezar para viver com a amada, que não teve o nome revelado.
Para que a união seja considerada válida, os homens precisarão provar que a poliandria (poligamia com vários maridos) faz parte de seus costumes.
A poliandria é mais "anormal que ilegal", já que as leis matrimoniais no Quênia não a proíbem de forma explícita, esclareceu a advogada Judy Thongori, especializada em assuntos de família.
O presidente do Colégio de Advogados do Quênia, Eric Mutua, disse que para o casamento ser reconhecido no Quênia, os homens precisam provar que a poliandria faz parte dos costumes locais, embora até o momento não se conheça "nenhuma comunidade africana que faça isso", disse.
A Constituição queniana, acrescentou Mutua, reconhece "o direito de uma pessoa, não de várias, de se casar com uma pessoa do sexo oposto baseado no livre consentimento".
A Carta Magna permite, no entanto, que o casamento seja reconhecido como parte de um conjunto de tradições, práticas religiosas ou normas familiares, desde que não infrinjam diretamente a lei.
Fonte: EFE/UOL Notícias, de 26/08/2013

segunda-feira, 27 de abril de 2015

PESAR POR Dr. SYLVIO LEAL


É com profundo pesar que assinalo aqui o falecimento na tarde de ontem, 26 de abril de 2015, do Dr. SÍLVIO IDEBURQUE LEAL FILHO, oftalmologista de alto conceito entre colegas e amigos que formavam o seu vasto ciclo de amizades e de admiradores.
Ele seguiu a mesma especialidade exercida por seu pai e homônimo, que foi um dos pioneiros da Oftalmologia no Ceará.
Formado em medicina pela UFC, com estágio de especialização em Oftalmologia na França, e portador do Título de Especialista em Oftalmologia, presidiu a Sociedade Cearense de Oftalmologia.
Aposentou-se, recentemente, do quadro de médicos do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC, após longos anos de trabalho. Possuía uma grande clientela de pacientes em sua clínica particular, sendo o nosso oftalmologista há mais de doze anos.
Por cerca de três décadas foi um dos mais atuantes conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC).
Homem cordial e determinado, pautou a sua vida pela seriedade e competência nos seus afazeres cotidianos.
Faleceu aos 70 anos e deixa muitas saudades entre os que com ele conviveram.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina

SAUDAÇÃO PARA AUDIFAX


(7 de abril de 1946 – 25 de abril de 2015)
Adi, como nós o chamavamos, nunca acalentou o ódio e sim a tolerância e a generosidade. Na sua maturidade, guardou sempre vivo o espírito da criança que foi em sua Santana do Acaraú. Tinha um sorriso manso e acolhedor. As pedras do seu caminho foram, aos poucos, sendo transformadas em pontes de criatividade e afetos. Cultivava amigos com a magia de sua alma de artista. Tinha os olhos sempre abertos para o mundo, sorvia luz de novos horizontes a cada amanhecer, mas sem perder, jamais, os vínculos com sua aldeia. Em sua confraria sertaneja, citadina e capricorniana, deixou marcas profundas, de ferro em brasa, nos corações de caprinos e caprinas que desfrutaram de sua amizade prazerosa. Seus familiares, Valda, Suzana, Mariana, João, Juliana e netos, eram sua fonte, refúgio, amorosidade e porto seguro, mas também se fez seu timoneiro experiente e líder afetuoso.
Resolvestes, de repente, Adi, trilhar novo caminho no infinito e escolhestes tua querida Santana como ponto de passagem, ponto de mutação. Que teu espírito aventureiro voe livre na imensidão do Cosmo, que ficará mais belo com a música, cores e magia de teus pincéis. Se, em algum momento, sentires solidão, que lembres de todos nós que te amamos e celebramos tua amizade generosa. E que nossos sentimentos e afetos possam te confortar. Que também, os que ainda ficamos, sejamos abençoados por ti e protegidos pelas asas de tua imaginação criativa. Que o teu novo viver, em outro caminho, no plano das esferas siderais e do desconhecido, seja pleno de Paz e Luz. Nós te amamos, querido mestre das artes e amigo.
Iracema, Fonseca, Ernesto, Andreia e Maíra.
25 de abril de 2015
Nota: Mensagem de despedidas a Audífax Rios, assinada por Iracema e Fonseca e os filhos desse harmonioso casal, lida pelo médico Manuel Fonseca, ao término da Missa de corpo presente, no cemitério Jardim Metropolitano, em 26/04/2015.

domingo, 26 de abril de 2015

FALECIMENTO DE AUDIFAX RIOS


Audifax Rios nasceu em Santana do Acaraú, Ceará, onde iniciou os estudos, e depois se transferiu, em 1962, para a capital cearense, prosseguindo os estudos no Liceu do Ceará, radicando-se em Fortaleza, desde então.
Trabalhou na extinta TV Ceará, em jornais e agências de propaganda. Artista plástico, fez duas dezenas de individuais (Brasília, Recife, Vaticano, Nova Canudos, Fortaleza etc.) e participou de inúmeras coletivas e salões onde foi premiado (Novos, Abril, Unifor etc.).
Fez capas e ilustrações para mais de uma centena de obras, a maioria de autores cearenses. Foi ainda cordelista e publicitário.
Autor dos livros “Bar Peixe Frito” (1978), “Já fez a sua fezinha hoje?” (1987), “Gentes da Licânia” (1989), “Porto dos Viventes de Aroeiras” (1993) e “Iracemar” (1996), além de participar de diversas antologias.
Há anos vinha assinando uma coluna semanal, às sextas-feiras, no jornal O Povo, na qual dava vazão à sua verve de notável memorialista.
Atualmente, era editor da revista “De Um Tudo” e secretariava as famosas reuniões do Clube do Bode, função que exerceu por longos anos.
Audifax Rios faleceu, ontem à tarde, dia 25/04/2015, de modo súbito, em Santana do Acaraú, e seu corpo foi trasladado para Fortaleza e está sendo velado no Jardim Metropolitano, onde ocorrerá o sepultamento às 15h de hoje.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Do Instituto do Ceará

Solenidade de Entrega da Medalha da Abolição - 2015

Governador Camilo Santana e vice-governadora Isolda Cela com os três agraciados com a Medalha da Abolição – 2015 (Foto cedida por Ana Margarida Rosemberg).
O Governo do Ceará realizou na noite de ontem, sábado, dia 25/04/2015 a entrega da Medalha da Abolição: a maior comenda concedida pelo Estado do Ceará. A solenidade de entrega foi presidida pelo Governador Camilo Santana, no Palácio da Abolição.

Foram três os homenageados de 2015: Fausto Nilo, o arquiteto, urbanista, compositor e poeta; Maria da Penha Maia Fernandes, a farmacêutica bioquímica cujo nome está na perenizado na Lei Maria da Penha, e José Huygens Parente Garcia, médico e professor titular da UFC, responsável pelo Serviço de Transplante de Fígado do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC, e membro titular da Academia Cearense de Medicina.
A comenda foi instituída em 1963, para reconhecer o trabalho relevante de brasileiros para o Estado do Ceará ou para o Brasil, e com a presente edição, completou 158 personalidades do País agraciadas.
A Academia Cearense de Medicina fez-se representar na homenagem ao confrade por seu Pres. Vladimir Távora, acompanhado dos Ac. Vicente Leitão, Roberto Misici, Manassés Fonteles, João Martins, Ana Margarida Rosemberg, Ana Margarida Rosemberg e Marcelo Gurgel.
A Academia Cearense de Medicina sente-se dignificada por ter mais um dos seus integrantes na Galeria dos Homenageados com a Medalha da Abolição.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina

sábado, 25 de abril de 2015

METRALHA (OU PETRALHA)




Fonte: Fotomontagem circulando por e-mail (internet), sem autoria explícita.

CHARGES NA POLÍTICA

1. Questão de estilo com a oposição

 


Chargista: Aroeira

2. Mergulho profundo...

 


Chargista: Sid?

3. Segundas intenções...ou...???

 


Chargista: Sponholtz
Fonte: Circulando por e-mail (internet).

sexta-feira, 24 de abril de 2015

PÁSCOA DA SOCIEDADE MÉDICA SÃO LUCAS - 2015

CONVITE - CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA (Missa mensal de Abril/2015)

Pregador: Pe. Rocildo (Diocese do Crato).
Data: Sábado, 25 de abril de 2015, às 8h.
Local: Auditório do Hospital Geral de Fortaleza (com estacionamento e entrada pela Rua Ávila Goulart).
É com muita alegria que contamos com a presença dos médicos e suas famílias. 

“Cristo morreu, mas ressuscitou, e fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações. Que esta seja a verdade da nossa Páscoa.”

quinta-feira, 23 de abril de 2015

BABILÔNIA!!!

Texto do Padre Eduardo Braga
Babilônia,
Infelizmente mentes ímpias querem ressuscitar Babilônia! Agora made in Brasil!
O nome desta famosa cidade bíblica se refere também à torre de Babel. Em Babilônia havia cinquenta e três templos pagãos onde perdurava o sincretismo. Sob o comando de Nabucodonosor (uma espécie de Hitler da época) Babilônia destruiu a Cidade Santa de Jerusalém em 597 a.C.
Falando de grosso modo, pensando no Apocalipse, este título faz referência à prostituição, entendida com seus crimes e pecados cometidos contra Deus e seus filhos.
O próprio livro explica o significado secreto de Babilônia: “A grande Babilônia, mãe de todas as prostitutas e de todas as pessoas imorais do mundo” ( Ap 17, 5).
O que dizer de duas senhoras de oitenta e seis anos se beijando? Babilônia!
Cenas casuais de sexo e assassinato? Babilônia!
Golpe do baú e traição? Babilônia!
Triangulo amoroso e prostituta de luxo? Babilônia!
Público pronto? Tratar com naturalidade? Espaço para o amor? Romance sério? Noite feliz? Beijo gay de terceira idade? Não! Isto não pode ser amor nem aqui nem no inferno!
Felicidade? Jamais!
Romance? Decadência! Naturalidade? Monstruosidade!
Que público? Espaço? Nos nossos lares? Só quem for conivente e babilônico!
Somente daqueles que já transformaram suas igrejas domésticas e santuários da vida em torres de babel!
De fato, este é outro golpe baixo do baú do diabo que vem com toda sujeira, corrupção e decadência do mal deste mundo jogando na sala da tua casa, na tua cara e na cara dos teus filhos.
Que decadência, católico!
Que decadência, evangélico!
Que decadência, homem e mulher de boa índole!
Em um momento tão crítico da história deste país, Babilônia e Big Brother não podem nos trazer luz, paz e esperança. Desperta povo!
Deus destruiu Babilônia! Não permita que ela seja levantada com o material e mão de obra do Brasil! Não precisamos de Babilônia! Queremos Jerusalém!
Queremos ordem e progresso! Queremos Deus e os valores autênticos e imortais!
Queremos o amor e a paz! Queremos a segurança, o respeito e a prosperidade completa!
Unidos pelo Avivamento da nova Jerusalém e pela destruição da nova Babilônia!
Pe. Dudu
Fonte: Circulando por e-mail (internet).

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Deixem os empreendedores trabalharem em paz

Por Affonso Taboza (*)

Alô, governo! Alô, senhora presidente! Quer crescimento econômico? Pois não atrapalhe quem produz...! Solte as amarras da iniciativa privada! Pare de patrocinar leis que vão na contramão do interesse da economia, e de se opor àquelas que facilitam a geração de riqueza! A senhora precisa desesperadamente da iniciativa privada. A ela deverá a possível salvação do seu governo. Portanto, não a hostilize, não a engesse!
Quer um exemplo bem atual de seus desacertos, senhora presidente? A tenaz oposição ao projeto de lei 4.330 que regulamenta a terceirização. Não dá para entender sua posição. Saiba que o PL 4.330 não é um projeto banal, do tipo é-bom-ou-ruim-para-o-trabalhador. Tem implicações profundas no desempenho do País, e precisa ser aprovado pelo Congresso como proposto pelo relator.
Pense bem, senhora presidente. Vale a pena sacrificar o bom desempenho da economia nos próximos 20 ou 30 anos, simplesmente para ganhar o apoio momentâneo de duas centrais sindicais e de uma minoria de radicais sem compromisso com o País? Está em jogo a sua biografia. Evite que mais esta cobrança lhe seja imputada no futuro.
Empreender no Brasil é um ato de bravura. Enfrentar o cipoal de leis criadas pelo Executivo e aprovadas sem cuidado pelo Congresso, atravessar o pântano de portarias, resoluções, NRs, súmulas, e outras bruxarias gestadas nos gabinetes do Planalto... é coisa para maluco.
O Brasil, decididamente, não tem ambiente propício para os negócios. Só a duras penas alguém consegue vencer. A maioria apenas sobrevive. Não bastassem as dificuldades naturais de tocar o negócio e enfrentar a concorrência, vem o ente público e castiga de forma cruel os empreendedores, de cujo trabalho ele, ente público, se nutre.
Não é de hoje que o governo atrapalha quem produz. Um economista famoso disse, certa vez, que o Brasil cresce à noite, enquanto o governo dorme. Ele interfere na cozinha das empresas, cerceia a liberdade dos empresários na gestão do seu negócio, proíbe ações salutares, impõe obrigações que ferem o bom senso. País surreal, o nosso. Precisa desesperadamente de crescimento econômico, mas trava quem gera esse crescimento. Entenda...!
Combater a terceirização alegando uma fantasiosa “precarização” do trabalhador é ato do mais primário populismo. Não perderei tempo aqui em mostrar por quê. Os pregoeiros do infortúnio conhecem as razões. Agem por interesse ou por ideologia. Mais por interesse.
Travam, neste momento, os contrários, intensa guerrilha com vistas a tirar do PL 4.330 o que lhe é essencial: o direito natural e constitucional de o empreendedor gerir seu negócio. Campanha insidiosa tenta fazer crer que esta lei “precariza” o trabalhador. Nada mais falso! Ela assegura e até amplia todos os direitos trabalhistas aos terceirizados, que hoje – diz a imprensa – são doze milhões neste país. Quantos deles ficarão desempregados se, por ação de irresponsáveis, de demagogos, esta lei sair do Congresso como um aleijão?
(*) Membro dos conselhos de assuntos legislativos da Fiec e da CNI.
Fonte: Publicado In: O Povo. Fortaleza, 22/04/2015. Caderno A (Opinião). p.10.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Coco Chanel foi espiã de Hitler, apontam documentos franceses


Documentário confirma o papel de agente da estilista, conhecida como "Westminster", referência ao homem que fora seu amante durante os anos 20
Por Carlos Abascal Peiró, de Paris.
A dama da alta costura, Coco Chanel, foi espiã paga do nazismo em uma cumplicidade que inclusive a levou a Madri para servir ao 3º Reich, segundo documentos desclassificados pelo serviço secreto francês em torno da sinistra memória do colaboracionismo.
Sepultada nos arquivos do Ministério da Defesa francês, uma ficha inédita achada há dois meses e revelada por um documentário da emissora pública "France 3" confirma o papel de agente da estilista, conhecida como "Westminster", referência ao homem que fora seu amante durante os anos 20, o duque de Westminster.
Na manhã do dia 23 de junho de 1940, apenas seis dias depois que Pétain anunciou a capitulação da França e enquanto Hitler atravessava uma Paris deserta junto a seu Estado-Maior, os relógios da capital foram adiantados em uma hora para marcar o fuso-horário de Berlim. Apesar de ser declarada cidade aberta, Paris fugia de Paris.
Só um mês mais tarde e após um breve asilo em Pau, a 50 quilômetros dos Pirineus, Gabrielle Bonheur Chanel recuperou seu quarto exclusivo no Ritz da praça Vendôme, então transformado em quartel-general da Luftwaffe, a força aérea alemã.
Foi ali onde Coco, fruto de um encontro fortuito nos corredores, se apaixonou pelo barão Hans Gunther von Dincklage, dez anos mais jovem que ela, adjunto à embaixada do Führer em Paris e estreitamente vinculado à Gestapo.
Era o começo de uma relação que, segundo aponta o minucioso episódio do programa "L'Ombre d'une doute. Les artistes sous l'Occupation" (A sombra de uma dúvida. Os artistas sob a Ocupação), acabou ultrapassando o âmbito sentimental.
"A produção começou justamente quando estes documentos classificados foram conhecidos; simplesmente fomos os primeiros a mostrá-los publicamente", afirma à Agência Efe o produtor executivo do projeto, Frédéric Lusa, que avisa que "ninguém da equipe se expressará" a respeito a fim de evitar "qualquer tomada de posição".
Mais contundente, o arquivista e responsável pela descoberta, Frédéric Quéguineur, confirmou à Efe que "não há dúvida alguma" em torno da validade de um documento que identifica Coco Chanel como um agente a serviço da Abwehr, a inteligência militar alemã.
"Localizamos isso há dois meses em uma remessa de arquivos que o serviço secreto francês confiscou na Alemanha em 1945", relatou Quéguineur, que iniciou a desclassificação do lote há um ano e meio.
O episódio se encaixa na biografia da modista assinada por Hal Vaughan em 2011, "Sleeping With the Enemy, Coco Chanel Secret War", e segundo a qual a grande dama da moda foi uma "feroz antissemita" cujo entusiasmo, na metade dos anos 30, a levou a louvar Hitler como um "grande europeu".
Não é de se estranhar, portanto, em 1943, quando o conflito começou a oscilar para o lado aliado, Chanel tenha chegado a Madri a fim de negociar a derrota alemã com o então embaixador britânico na Espanha, próximo ao premiê Winston Churchill, que tinha tratado à francesa durante sua relação com o duque de Westminster. A ideia foi um fracasso.
"Demonstrou uma megalomania e uma ingenuidade incrível", assegura no documentário o escritor e biógrafo de Chanel, Henry Gidel, que corrobora o relato mais revelador de um projeto que também repassa os claro-escuros de Edith Piaf, Maurice Chevalier e do cineasta e dramaturgo Sacha Guitry.
Na época a França se dividia em duas à medida do comando alemão, que designou Paris - seus cabarés, teatros e prostíbulos - como um alívio para as tropas, enquanto que deslocava a "zona livre" para a metade sul do país sob a autoridade de Pétain, herói de Verdun e artífice da colaboração.
Deste último também se ocupa o documentário da "France 3", que revela uma minuta do "Estatuto dos Judeus" - em vigor durante a Ocupação - repleto de anotações manuscritas do próprio Pétain, e prova de seu envolvimento nos expurgos de hebreus franceses.
Um giro oportuno à reabilitação do "pétainismo" empreendida pela extrema direita francesa nos últimos meses e que, junto ao compromisso da obra de Patrick Modiano, último Nobel de Literatura, desmonta a enésima tentativa de revisar o trauma da colaboração.
Famosa por libertar o corpo da mulher, Chanel não soube digerir a outra libertação, essa de agosto de 1944 em uma Paris que não demorou a julgar a estilista. Aquele processo, por outro lado, nunca chegou a progredir.
Fonte: EFE/UOL 8/12/2014.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

53ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB

Por Pe. Brendan Coleman Mc Donald
A 53ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acontece nos dias 15 a 24 de abril de 2015, em Aparecida, São Paulo, no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida. Entre os temas importantes a serem abordados nesta Assembleia podemos citar os seguintes: a) Eleição para Presidente, Vice-Presidente e Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. b) Eleições para Presidente das Comissões Episcopais Pastorais (Concep). c) Estudo e aprovação das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - 2015-2019. d) O Relatório quadrienal do Presidente. e) Eleições de delegados e suplentes para 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. f) Eleições para representantes no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).
Obviamente, há outros assuntos a serem abordados também na 53ª Assembleia Geral como, por exemplo: o novo texto que trata dos cristãos leigos e leigas baseado no texto de Estudos No. 107; “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da terra e Luz do mundo”; Os assuntos das várias Comissões Episcopais; Análise de conjuntura político-social; Análise de conjuntura eclesial etc. Este ano também haverá uma solene celebração pelos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano ll. Há também um pedido à Conferência dos Bispos do Brasil para declarar São José de Anchieta Co-padroeiro do Brasil. Os bispos votarão a proposta de pauta já elaborada pelo Conselho Permanente ou podem pedir algumas mudanças na pauta. Durante as Assembleias Gerais Ordinárias da CNBB, os bispos fazem um retiro. Este ano o pregador será Dom Geraldo Lyrio Rocha, DD. Arcebispo de Mariana/MG. O tema do retiro será “O Múnus Episcopal à luz do Vaticano ll”.
O encontro anual do episcopado brasileiro reúne mais de 450 bispos, entre cardeais, arcebispos, bispos auxiliares e eméritos, além dos que fazem parte das igrejas de Rito Oriental. No total, serão 274 circunscrições eclesiásticas representadas.
O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretária geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, avalia a Assembleia geral “como momento de comunhão, de encontro, de alegria e de celebração da Igreja no Brasil”.
O Santo Padre Papa Francisco deve mandar, como costume, uma carta aos bispos em Assembleia encorajando os nos difíceis trabalhos que eles têm, e enfatizando um ou outro tópico importante. Os bispos estão pedindo nossas orações para que o Espírito Santo os ilumine durante a Assembleia para fazer o que é melhor para a Igreja no Brasil e o povo Brasileiro.
Brendan Coleman Mc Donald é padre redentorista e assessor da CNBB Reg. NE.
Fonte: O Povo, de 19/4/2015. Espiritualidade. p.15.

domingo, 19 de abril de 2015

GÊNIOS LOUCOS: as 10 histórias mais estranhas sobre cientistas famosos II

Por Jônatas Almeida da Silva
Os cientistas são um grupo notoriamente diferente. Afinal, ser um pouco diferente ajuda a perseguir ideias que outros não acreditam, e isso fez com que muitos tivessem personalidades excêntricas, ou fossem complexos demais para níveis intelectuais mais limitados. E um bom número deles passou a extremos em sua busca por conhecimento, com resultados às vezes terríveis, às vezes hilários. Aqui estão (outros 5 de) 10 dos mais estranhos fatos sobre cientistas e matemáticos dos mais famosos do mundo:
6. Documentado até a morte
O arquiteto e cientista Buckminster Fuller é mais famoso por criar a cúpula geodésica, visões sci-fi de cidades futuristas e um carro chamado Dymaxion em 1930. Mas Fuller também foi um pouco excêntrico. Ele usava três relógios que mostravam o tempo em vários fusos horários quando voava por todo o mundo, e passou anos a dormir apenas duas horas por noite, atitude que ele apelidou de sono Dymaxion (ele finalmente cedeu porque os seus colegas não podiam fazer o mesmo, ou seja, manter-se sem dormir). Mas o gênio também passou muito tempo narrando sua vida. De 1915 a 1983, quando ele morreu, Fuller manteve um diário detalhado que ele atualizava religiosamente em intervalos de 15 minutos. O registro resultante está em pilhas de 82 metros de altura e está alojado na Universidade de Stanford.
7. Matemático sem-teto
Paul Erdös era um teórico matemático húngaro tão dedicado ao seu trabalho que nunca se casou. Vivia apenas com uma mala. Muitas vezes, aparecia na porta de seus colegas sem aviso prévio, dizendo: “Minha mente está aberta”, e divagava sobre problemáticas numéricas nas quais iria trabalhar a seguir. Em seus últimos anos, ele bebia café e tomava pílulas de cafeína e anfetaminas para ficar acordado, trabalhando de 19 a 20 horas por dia. Erdős usava o termo “partir” para pessoas que tinham morrido, e o termo “morrer” para pessoas que tinham parado de fazer matemática. Seu foco único parece ter valido a pena: o matemático publicou cerca de 1.500 documentos importantes, recebeu vários prêmios e a comunidade de matemáticos que trabalhou com ele criou em sua honra o Número de Erdős.
8. O físico brincalhão
Richard Feynman foi um dos físicos mais prolíficos e famosos do século 20, envolvido no Projeto Manhattan, o esforço americano ultrassecreto para construir uma bomba atômica. Mas o físico também foi um grande brincalhão. Se entediado do Projeto Manhattan, em Los Alamos, Feynman supostamente passava seu tempo livre abrindo fechaduras e cofres para mostrar a facilidade com que os sistemas podiam ser quebrados. No caminho para o desenvolvimento de sua teoria vencedora do Prêmio Nobel em Eletrodinâmica Quântica, ele saiu com showgirls de Las Vegas, tornou-se um especialista na língua maia, aprendeu canto gutural tuvano (Tuva é um Estado da Rússia) e explicou como anéis de borracha levaram a explosão da nave espacial Challenger, em 1986.
9. Móveis pesados
O matemático e engenheiro elétrico britânico Oliver Heaviside desenvolveu técnicas matemáticas complexas para analisar circuitos elétricos e resolver equações diferenciais. Mas o gênio autodidata foi chamado de “esquisito de primeira linha” por um de seus amigos. O engenheiro mobiliou sua casa com blocos de granito gigantes, pintava suas unhas com cor rosa brilhante, passava dias bebendo apenas leite e pode ter sofrido de hipergrafia, uma condição que causa no cérebro um impulso irresistível de escrever.
10. A guerra dos ossos
Durante a grande corrida de dinossauros dos anos 1800 e início de 1900, dois homens usaram uma série de táticas cada vez mais sombrias para superar um ao outro em busca de fósseis. Othniel Charles Marsh, um paleontólogo do Museu Peabody, da Universidade de Yale, e Edward Drinker Cope, que trabalhava na Academia de Ciências Naturais da Filadélfia, Pensilvânia, começaram de forma amigável o suficiente, mas logo tornaram-se inimigos. Em uma viagem de “caça aos fósseis”, Marsh subornou os guardas do sítio arqueológico para desviar qualquer descoberta potencial do caminho do rival. Em outra expedição, Marsh enviou espiões ao longo de uma das viagens de Cope. Corriam rumores de que eles dinamitaram camas um do outro para evitar suas descobertas. Eles passaram anos publicamente humilhando um ao outro em artigos acadêmicos e acusando-se mutuamente de crimes financeiros e inaptidão nos jornais. Ainda assim, os dois pesquisadores fizeram grandes contribuições para o campo da paleontologia: dinossauros emblemáticos como os estegossauros, tricerátopos, diplódocos e apatossauros foram todos descobertos graças aos seus esforços.
Fonte: Internet (circulando por e-mail).

GÊNIOS LOUCOS: as 10 histórias mais estranhas sobre cientistas famosos I

Por Jônatas Almeida da Silva
Os cientistas são um grupo notoriamente diferente. Afinal, ser um pouco diferente ajuda a perseguir ideias que outros não acreditam, e isso fez com que muitos tivessem personalidades excêntricas, ou fossem complexos demais para níveis intelectuais mais limitados. E um bom número deles passou a extremos em sua busca por conhecimento, com resultados às vezes terríveis, às vezes hilários. Aqui estão (5 de) 10 dos mais estranhos fatos sobre cientistas e matemáticos dos mais famosos do mundo:
1. Não aos feijões!
Você pode agradecer ao matemático grego Pitágoras pela contribuição à geometria básica, o teorema de Pitágoras. Mas algumas de suas ideias não resistiram ao teste do tempo. Por exemplo, Pitágoras defendia uma filosofia vegetariana, mas um dos seus princípios era uma proibição completa de tocar ou comer feijão. Diz a lenda que feijões eram parcialmente culpados pela morte de Pitágoras. Depois de ser expulso de sua casa por invasores, ele se deparou com um campo de feijão, onde supostamente decidiu que preferia morrer do que entrar no campo – e assim os invasores cortaram sua garganta. (Os registros históricos não mostram uma razão clara para os ataques).
2. Quando você tem que ir, mas não vai…
O astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, do século 16, foi um nobre conhecido por sua vida e morte excêntricas. Ele perdeu o nariz em um duelo na faculdade e usava uma prótese de metal permanente. Adorava festas: teve sua própria ilha, e convidou amigos para ir a seu castelo e depois partir em aventuras selvagens. Ele fez com que os hóspedes vissem um alce que ele tinha domesticado e um anão chamado Jepp que manteve como um “bobo da corte”, fazendo-o se sentar permanentemente debaixo da mesa, onde Brahe ocasionalmente lhe dava restos de comida. Mas a sua paixão por postura política pode ter sido inadvertidamente a causa de sua morte. Em um banquete em Praga, Brahe insistiu em ficar na mesa quando precisava muito ir ao banheiro, porque deixá-la seria uma violação de regras de etiqueta. Isso foi uma má jogada; Brahe desenvolveu uma infecção renal e sua bexiga estourou 11 dias mais tarde, em 1601.
3. O herói desconhecido
Nikola Tesla foi um dos heróis desconhecidos da ciência. Ele chegou à América vindo da Sérvia em 1884 e rapidamente passou a trabalhar para Thomas Edison, fazendo avanços importantes em rádio, robótica e eletricidade, alguns dos quais Edison tomou o crédito por. (Tesla realmente inventou a lâmpada, não Edison). Mas Tesla não era obcecado apenas em sua busca científica. Ele provavelmente tinha transtorno obsessivo compulsivo (TOC), recusando-se a tocar em qualquer coisa suja, mesmo que apenas um pouquinho. Também não tocava em cabelos, brincos de pérola ou qualquer coisa redonda. Além disso, ele se tornou obcecado com o número 3. E em cada refeição, ele usava exatamente 18 guardanapos para polir os utensílios até que brilhassem.
4. Professor distraído
Werner Heisenberg pode ser um brilhante físico teórico, mas com a cabeça nas nuvens. Em 1927, o físico alemão desenvolveu as famosas equações de incerteza envolvidas na mecânica quântica, regras que explicam o comportamento em pequenas escalas de minúsculas partículas subatômicas. No entanto, ele quase não conseguiu seu doutorado, porque não sabia quase nada sobre as técnicas experimentais. Quando um professor particularmente cético em seu comitê de exame perguntou-lhe como uma bateria funcionava, ele não tinha nem ideia.
5. Prolífico polímata
O físico Robert Oppenheimer era um polímata (aquele com conhecimento muito amplo em mais de uma área), fluente em oito idiomas e interessado em uma ampla gama de assuntos, incluindo poesia, linguística e filosofia. Como resultado, Oppenheimer às vezes tinha dificuldade para entender as limitações das outras pessoas. Por exemplo, em 1931 ele pediu a seu colega da Universidade da Califórnia em Berkeley, Leo Nedelsky, para preparar uma palestra para ele, observando que seria fácil, porque tudo estava em um livro que Oppenheimer indicou. Mais tarde, o colega voltou confuso porque o livro estava inteiramente em holandês. Eis a resposta de Oppenheimer: “Mas holandês é tão fácil!”.
Fonte: Internet (circulando por e-mail).

sábado, 18 de abril de 2015

BNDES, UM ESCÂNDALO GIGANTESCO


(O DA PETROBRÁS É APENAS GORJETA)
Por Liberato Póvoa (*)
Li, estarrecido, um artigo do abalizado constitucionalista Leonardo Sarmento, publicado no “JusBrasil” do último dia 4 de fevereiro, que denuncia: “O BNDES patrocina ideologia partidária, enriquece protagonistas do sistema e empobrece o Brasil”. Acesse e leia a matéria, que vale a pena. O risco é você cair de costas.
Logo no encabeçar da matéria surge a imagem de um imenso “iceberg” em cuja ponta aparece o “mensalão” e, quase dez vezes maior, o “petrolão”, e - pasmem!  - na parte submersa, aparece o BNDES, com o tamanho no mínimo o suficiente para considerar o “petrolão” um mero troco, e o “mensalão”, uma insignificante gorjeta.
Discorre o articulista dizendo que nós sofremos uma crônica falta de infraestrutura, para cuja correção existe o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Mas ele financia portos, ferrovias, estradas e outras obras necessárias. Só que ele financia para outros países, como se estivéssemos fazendo algo em troca de um retorno que nunca virá, ou se tivéssemos uma espécie de colônias com o dever de desenvolvê-las.
Todos devem lembrar-se de que, desde o primeiro governo petista, o cenário é o mesmo para personagens que a cada hora desempenham papéis diferentes, mas dentro de um mesmo “script”. Mercadante saiu do ministério da Educação, mas encarapitou na Casa Civil; Guido Mantega presidiu o BNDES até 2006, quando pulou de galho e foi empoleirar-se no ministério da Fazenda. Na sua gestão o total de empréstimos do Tesouro para esse Banco saltou de menos de 10 bilhões para 414 bilhões de reais.
Esses empréstimos financiam atividades de empresas brasileiras no exterior, que, até bem pouco tempo, eram “segredo de Estado”, pois foram consideradas secretas pelo banco (o que já dava a impressão de maracutaia, para usar um vocábulo inventado por Lula, quando era oposição). Mas no início do segundo semestre do ano passado o Ministério Público Federal acionou a Justiça para liberar tais informações. E a juíza federal Adverci Mendes de Abreu, da 20.ª Vara Federal de Brasília, considerou que a divulgação dos dados de operações com empresas privadas “não viola os princípios que garantem o sigilo fiscal e bancário” dos envolvidos (e a ilustre magistrada vem incomodando o PT com suas decisões: foi ela quem, esses dias, mandou deportar o terrorista Cesare Battisti, que Lula aninhara no Brasil, desafiando o Supremo).
A partir da decisão da intrépida juíza, o BNDES está obrigado a fornecer dados solicitados pelo Tribunal de Contas da União, o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU). E aí é que a coisa começou a ganhar uma dimensão que até então era sequer imaginada: descobriu-se que o BNDES concedera mais de 3.000 empréstimos para a construção de usinas, portos, rodovias e aeroportos no exterior.
Só uma amostra para o leitor se estarrecer junto comigo: as obras que o banco considerou estarem aptas a receber investimentos financiados por recursos brasileiros são obras tocadas por empresas flagradas pela “Operação Lava-Jato”, figurinhas conhecidas no lamaçal da corrupção.
A Odebrecht obteve financiamentos de 957 milhões de dólares para o Porto de Mariel (Cuba), 243 milhões de dólares para a Hidrelétrica de San Francisco e 124,8 milhões de dólares para a Hidrelétrica de Manduruacu, ambas no Equador; 320 milhões de dólares para a Hidrelétrica de Cheglla, no Peru; um bilhão de dólares para o Metrô da Cidade do Panamá e 152,8 milhões de dólares para a Autopista Madden-Colón, ambas as obras no Panamá; um bilhão e 500 milhões para Soterramento do Ferrocarril Sarmiento, ambos na Argentina; 732 milhões de dólares para as Linhas 3 e 4 do Metrô de Caracas e 1 bilhão e 200 milhões para a segunda ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela; 200 milhões de dólares para o Aeroporto de Nacala e 220 milhões para o BRT de Maputo, ambas as obras em Moçambique. A OAS foi contemplada com 180 milhões de dólares para o Aqueduto de Chaco, na Argentina e a Andrade Gutiérrez, com 450 milhões de dólares para Barragem de Moamba Major, em Moçambique. E assim, aparecem outras empreiteiras, como a Queiroz Galvão, com obra na Nicarágua (Hidrelétrica de Tumarin), ao custo de um bilhão e cem milhões de dólares, e 199 milhões de dólares em obra na Bolívia (Projeto Hacia El Norte – Rurrenabaque-El-Chorro), sem se falar em outras obras no Peru e no Uruguai. Percebe-se que a “Lava-Jato” vem apenas se antecipando na revelação dos colaboradores da quadrilha.
E isto foi apenas uma minúscula parte que se soube, pois o BNDES, alegando “sigilo necessário”, só revelou os beneficiários de 18% dos empréstimos. E foram mais de três mil. E recentissimamente, Dilma esteve, de araque, na posse de um “companheiro” na presidência do Uruguai, quando, na verdade, foi acertar com o colega Tabaré Vasaquez a construção de um porto naquele país companheiro, ao custo de um bilhão de dólares, dinheiro do BNDES.
Com o Brasil atravessando uma crise sem precedentes, totalmente sucateado, é estranho que tais obras em países sem qualquer perspectiva de parceria útil, apenas unidos por ideologia, estejam jogando pelo ralo nosso minguado dinheirinho.
E o que nos assusta é saber que, malgrado a boa vontade do Ministério Público e o verdadeiro heroísmo da Polícia Federal, estamos desesperançados com tanta corrupção, sem saber a quem recorrer.
Em carta de 798 d.C, Alcuin de York advertiu Carlos Magno: “Vox populi, vox Dei”. Mas vamos provar muito em breve que “a voz do povo é a voz de Deus”. O povo que elegeu será o mesmo povo que tomará de volta o poder.
(*) Desembargador aposentado do TJ-TO, escritor, jurista, historiador e advogado.
Fonte: Publicado no “Diário da Manhã” de 09/02/2015.

HOMENAGEM AO JORNAL DO MÉDICO NA CMF


A Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) realizou, no Auditório Ademar Arruda, ontem, dia 17 de abril de 2015, às 20h, Sessão Solene em Homenagem aos 10 Anos de Fundação do Jornal do Médico.
Na ocasião, falaram o vereador Iraguassú Teixeira, proponente da homenagem, que presidiu a solenidade, e o publicitário José Argollo, que agradeceu em nome desse veículo de comunicação médica e lembrou aos presentes que seu pai, o jornalista Juvenal Meneses, fundador do JORNAL DO MÉDICO, estava aniversariando, servindo a data para assinalar a chegada dos seus 80 anos de vida.
A mesa diretora dos trabalhos foi composta por: Iraguassú Teixeira, Juvenal Meneses, José Argollo, Celina Côrte Pinheiro (Presidente da Sobrames/CE), Marcelo Gurgel Carlos da Silva (representando a Academia Cearense de Medicina) e Adriana Melo (representando o Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará) (vide foto cedida pela Ac. Ana Margarida Rosemberg).
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Obama reprova silêncio fugitivo de Dilma...

Obama reprova silêncio fugitivo de Dilma a investigadores dos EUA que apuram corrupção na Petrobras

Por Jorge Serrão
Os EUA estão injuriados com o Governo do Brasil. O presidente Barack Obama, em reunião reservada na cúpula do G-20 na Austrália, solicitou explicações oficiais a Dilma Rousseff sobre os problemas na Petrobras. A Presidenta não deu bola para ele. Fugiu de qualquer discussão séria sobre a grave crise da petrolífera, envolta em denúncias bilionárias de corrupção e lavagem de dinheiro, que ficam cada vez mais graves, pois avançam sobre a manipulação política de bilionários negócios com fundos de pensão de empregados de estatais que administram patrimônios de mais de R$ 450 bilhões.
Na conversa com altos diplomatas dos EUA, Dilma foi advertida de que a situação era delicada, porque a empresa brasileira era alvo de investigações pelo departamento de Justiça e pelaa Securities and Exchange Commission - a SEC. Os norte-americanos advertiram sobre o rigor das ações criminais e civis, com base no Foreign Corrupt Practices Act. Reclamam, sobretudo, da "falta de humildade" de Dilma para tratar do assunto que envolve diretamente o nome dela, já que foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras na gestão Lula da Silva. Dilma e outros membros dos conselhos de Administração e Fiscal correm risco de processo.
A crise pode gerar falta de crédito internacional para a Petrobras, que rola uma imensa dívida diária, além do corte de financiamentos para investimentos pedidos por empreiteiras sob suspeita. A confusão também mexe com a credibilidade das maiores empresas de auditoria. A PriceWatherhouseCoopers se recusou a assinar o balanço do terceiro trimestre - que analistas independentes de mercado suspeitam registrar um prejuízo em torno de R$ 2,5 bilhões. A situação pode ficar ainda mais delicada para a KPMG Auditores Independentes - que cuidou dos balanços dos anos anteriores a 2011, agora sob investigação da Lava Jato.
Os norte-americanos têm alvos bem definidos. O principal deles é a compra da refinaria de Pasadena, no Texas. Investigadores acenam com a forte suspeita de que a empresa tenha sido adquirida em uma mera operação de lavagem de dinheiro. Também entram na rigorosa apuração as obras da refinaria de Abreu e Lima (PE) e do Complexo Petroquímico do Rio (Comperj). Nos EUA, gera condenações a prisão ou multas milionárias o pagamento de comissão a funcionários públicos para obtenção de vantagens comerciais ou licenças para construção.
O governo dos EUA já faz pressão sobre as empresas de auditoria. A PwC não aceita correr o risco de ser solidariamente responsabilizada por fraudes contábeis realizadas para esconder quase certas irregularidades em superfaturamentos, pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro. A empresa audita a Petrobras desde 2012, sem nunca ter indicado qualquer problema nos balanços da companhia. Foi a PwC quem teria obrigado a Petrobras a investir na contratação de dois escritórios de auditoria para investigar as denúncias formuladas nos processos da Lava Jato. A missão pepino é para os escritórios Trench, Rossi e Watanabe Advogados, do Brasil, junto com o norte-americano Gibson, Dunn & Crutcher.
Os investigadores dos EUA prometem fazer um pente fino em operações de subsidiárias e coligadas. Um alvo direto é a PFICo (Petrobras International Finance) – na qual Assembleia Geral da Petrobras, em 16 de dezembro de 2013, aprovou uma estranha “cisão parcial”. Outro "target" é a Petrobras Global Finance B. V. – uma caixa preta sediada em Rotterdam, na Holanda. Por causa da Lava Jato, os investigadores também cuidarão de uma pouco conhecida coligada, situada em um paraíso fiscal: a Cayman Cabiúnas Investment Co.
No momento, o que poderia ser pior para Dilma é o agravamento de uma indisposição com o governo Obama - que enfrenta problemas de instabilidade política interna pela perda de hegemonia no Congresso dos democratas para os republicanos. A reeleita Dilma vive uma situação mais problemática ainda. Enfrenta dificuldades para indicar sua equipe econômica (que terá de fazer milagres para consertar tanta bobagem feita até agora). Além disso, a base aliada do Palácio do Planalto anda apavorada para saber quem faz parte da lista negra de uns 70 parlamentares candidatos à indiciamento na Lava Jato, após várias delações premiadas.
A governabilidade de Dilma tende a zero. Seu primeiro mandato acaba sem ter começado. O segundo pode começar com prazo de validade politicamente vencido. Se for processada nos EUA, como é altíssimo o risco, Dilma fica em condições imorais de governar o Brasil. Nenhum investidor, por mais idiota que seja, vai botar dinheiro em um País com uma chefe de Estado pronta para sentar no banco dos réus dos Estados Unidos - uma situação vergonhosamente surreal, mas que deve ser levada a sério por petistas, peemedebistas e por aqueles que lhes dizem fazer crítica "oposição" política.
O maior medo do governo Dilma é que grande parte dos indícios investigativos que podem comprometer os corruptos na Petrobras tenham sido descobertos por aquele esquema de espionagem feito pela NSA (National Security Agency) e denunciado por Edward Snowden. Além disso, os norte-americanos têm recebido dossiês e documentos de investidores da Petrobras. Para piorar, existem evidências seguras de que a Operação lava Jato conta com irrestrito apoio de inteligência da turma do Tio Sam - interessada em descobrir e coibir esquemas políticos de lavagem de dinheiro que tenham relação com negócios de narcotraficantes e grupos terroristas.
Esse cenário transforma o Brasil de Dilma em uma sucursal do inferno, sem direito à defesa brilhante de um advogado genial como Márcio Thomaz Bastos - amigão de Dilma e de Lula da Silva - que certamente teve sua alma conduzida para o céu, depois que os restos mortais purgaram na purificação do crematório. Azar da Dilma que está mais pressionada que tubulação de décima-terceira categoria na camada pré-sal. Se ela vai aguentar tanta pressão é o dilema para 2015. Haja emoção e saúde... A criatura Dilma e o Criador Lula que se cuidem...
O desejável seria uma punição divina aos principais causadores da Lava Jato e outras falcatruas, que agora geram a falta de credibilidade e dificuldades de financiamento para a Petrobras, além do caos econômico para as contas do Brasil no crítico ano de 2015. O Brasil vive seu Apocalipse... Só falta saber se o Juízo Final vai vigorar de verdade, ou se caberá recurso a instâncias políticas muito abaixo da camada pré-sal...
Fonte: Edição do Alerta Total, de 24/11/14.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

A SAÚDE PÚBLICA DO BRASIL

Antero Coelho Neto (*)
Para uma boa qualidade de Vida, é necessário desenvolver dois princípios fundamentais: educação e saúde. Por feliz coincidência, durante toda minha vida, tenho dirigido aprendizado e trabalho nessas áreas. Como explicação de minha atuação, tenho de agradecer aos amigos, que sempre e intensamente, me ajudaram e estimularam para isso. Na saúde, principalmente, para os aspectos difíceis da saúde pública. Fui convidado para ser superintendente do Inamps do Ceará para sua atualização adequada; para a Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, na formação de seu curso de medicina, planejado em blocos de sistemas e atuação no desenvolvimento do Hospital de Sobradinho; no planejamento e funcionamento (reitor) da Universidade de Fortaleza por oito anos, e de várias faculdades e organizações de saúde no Brasil; para a Organização Mundial da Saúde, como representante (diretor) na Colômbia e na Venezuela, durante 10 anos.
Aprendi e passei a ser defensor dos dois elementos fundamentais para a saúde pública do país: administração planejada, eficiente e continuada com adequação dos níveis de saúde para a população, o que não encontramos na saúde pública da grande maioria dos municípios brasileiros. Destaco que o SUS constitui um dos mais adequados, teoricamente, quando comparado com o de vários outros países. Classifica os hospitais e serviços da rede pública, quanto aos níveis de atenção em saúde primária, secundária e terciária que, associados aos de nível quaternário, de universidades e de instituições especiais, ofereceria o que necessita a saúde pública do Brasil. Infelizmente assim não acontece com a falta de recursos humanos, financeiros e técnicos, e os problemas decorrentes são, cada vez, mais graves.
Também lembro que a falta de continuidade dos projetos e programas de saúde da população brasileira, com a constante mudança política e a indefinição dos responsáveis pelos mesmos, é um fato comprovado e lamentável, desde há muitos anos. Recordo de um conhecido e importante dirigente, quando me convidou e disse que no meu projeto deveria “esquecer tudo aquilo que tinha sido feito antes”. Claro que tive de realizar o projeto sem dizê-lo que várias das indicações anteriores eram úteis e estavam sendo repetidas. Sabia que ele não teria tempo de ler a minha proposta que foi aceita e utilizada, mas também não usada pelo político seguinte.
E, muito mais ainda, entristece-me a não formação com humanização da medicina, de nossos graduados pelas faculdades e universidades brasileiras. Alegra-me, neste momento tão importante da vida brasileira, saber que o governador de nosso Estado, convidou um profissional de alta competência, como o doutor Carlile Lavor, para secretário de Saúde. Trabalhamos e aprendemos juntos e, tenho certeza, ele sabe o que deve ser feito. Que lhe sejam dados os elementos necessários para a implantação de uma indicada saúde pública. Sem dinheiro e sem profissionais capacitados e adequados para a saúde pública brasileira, jamais vamos alcançar uma boa qualidade de vida.
E até quando isso vai acontecer no nosso Brasil?
(*) Médico, professor e ex-presidente da Academia Cearense de Medicina.
Fonte: O Povo, Opinião, de 25/3/2015. p.8.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

A vinha, o vinho e a determinação social dos vícios

José Jackson Coelho Sampaio (*)

Na caverna pré-histórica, em degelo de primavera, quanta fruta ou grão apodreceu e fermentou nas poças ao fundo das lages, mas, antes mesmo que a água fluísse pelos riachos, após a quebra das crostas de gelo, alguém provou o líquido das poças e, mesmo repugnando o gosto, apaziguou a sede, sentiu estranha alegria, uma tontura exaltada, luzes na escuridão, e pode ter ligado a experiência com a bebida. O fenômeno e a experiência dele decorrente eram ocasionais e não necessariamente associáveis: uns não gostaram; outros gostaram, mas esqueceram; poucos ficaram atrás de novas provas e, obcecados, foram surpreendidos pelos predadores; além disso, por milênios, não se conseguiu reproduzir o fenômeno, artificialmente.
Nesses milênios descobriu-se a vinha, a possibilidade de plantar vinha, a técnica para tirar vinho da vinha e até São Martinho, 400 anos depois de Cristo, contribuiu para o processo ao perceber como a vinha melhorava depois de ser mastigada, isto é, podada, pelo seu burro de estimação. Nos mosteiros e nas famílias, em fainas diárias e submissas aos caprichos de ventos, chuvas e mudanças do clima, com a técnica dos barris de uvas pisadas, produzia-se vinho para o consumo dos senhores da terra, excedente para um pequeno comércio e outro para uso do próprio produtor.
A liberdade dos nobres para ócio e hedonismo os predispunha à repetição, daí o risco de embriaguez e vício. Aos camponeses sobrava a menor quantidade, a pior qualidade e a proibição do prazer. A técnica disponível resultava em produção restrita e sem circulação significativa fora de cada gleba. O forte sistema de crenças gerava repressão e culpa pela transgressão.
Entre os ricos, por facilidade e excesso, e entre os pobres, pela sedação da vida árdua e culpada, surgem os bêbados na paisagem social da Idade Média, herdeiros de Noé, concebidos como vítimas das fraquezas morais e do assédio dos demônios, incompetentes para restringir o uso do vinho aos dias de festa e ao rito das missas.
(*) Professor titular em saúde pública e reitor da Uece.
Publicado In: O Povo, Opinião, de 14/2/15. p.6.

terça-feira, 14 de abril de 2015

CICLOVIAS

Celina Côrte Pinheiro (*)
Fortaleza adquiriu um ar evoluído e prazenteiro com as ciclovias. Uma oportunidade saudável para se trafegar à vontade a qualquer hora do dia, sobretudo pela manhã ou final da tarde, quando as temperaturas são mais amenas. No entanto, as ciclovias foram arranjos criados em ruas estreitas de uma cidade não planejada e com um trânsito convulso. Além disso, destaque-se a indiferença ou o desconhecimento em relação às normas do trânsito que acomete a maioria da população. Assim, todo cuidado é pouco para que não ocorram acidentes.
Por força das circunstâncias, algumas ciclovias ainda possibilitam o vai e vem de bicicletas. Assim, elas circulam no fluxo e no contrafluxo, o que pode acarretar atropelamentos de pedestres não acostumados com a possibilidade de se deparar com uma bicicleta no sentido contrário ao permitido, além de colocar em risco o próprio ciclista. Sem contar que, alguns motociclistas se sentem à vontade para usufruir da nova via. Outro dia observei um indivíduo correndo a pé na ciclovia e um motociclista utilizando-a para poder se deslocar com mais rapidez.
Um dia desses, uma senhora atravessava na faixa de pedestres enquanto os carros parados aguardavam o sinal verde. Uma ciclista, indiferente às normas de trânsito, simplesmente não parou, entrou obliquamente e por pouco não atropelou a mulher que, felizmente, foi bastante ágil para evitar um acidente. Ciclistas necessitam estar cientes não apenas de seus direitos, mas também de seus deveres como cidadãos conscientes. As normas de trânsito não foram feitas apenas para alguns, mas para todos!
A liberação de ciclistas na contramão também favorece os acidentes. Motoristas, acostumados a olhar em direção ao fluxo de veículos, por vezes intenso, não se dão conta da possibilidade de ciclistas no sentido contrário. Estes, por sua vez, usufruem dos direitos que a lei lhes confere e não empregam para si a direção defensiva. Talvez a maioria nem saiba o que é isso! Invadem a pista na contramão dos veículos e não se dão conta de que o motorista pode atingi-los inadvertidamente. Ciclistas também precisam se prevenir e não circular como se as ciclovias provessem segurança total.
Não basta, pois, construir ciclovias, pensando-se que no dia seguinte, todos serão exímios ciclistas ou que os demais motoristas tornar-se-ão conscientes, cautelosos e gentis. Há necessidade de educação continuada para o trânsito a fim de se reduzir os riscos a que todos nos encontramos sujeitos no cotidiano.
(*) Médica ortopedista e traumatologista. Presidentes da Sobrames/CE.
 

Free Blog Counter
Poker Blog