sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS, MARIA

Por Pe. Brendan Coleman Mc Donald
Católicos acreditam que Deus Pai escolheu Maria, desde toda a eternidade, para ser a Mãe de Jesus. Quem não respeita Maria está contra a determinação de Deus
No dia de 1º de janeiro de 2016, a Igreja Católica celebra a Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria. A Igreja Católica sempre tributou a Maria uma veneração, uma imitação, um amor muito especial, desde o início do cristianismo. O motivo, porque ela é a mãe de Jesus, o Filho de Deus e nosso Salvador. Jesus é o Filho de Deus, igual ao Pai e ao Espírito Santo na natureza. A Jesus devemos o culto máximo de adoração. Em relação à Maria: Maria é uma criatura como nós, criada por Deus. À Maria não devemos a culto de adoração, mas veneração, amor e imitação.
Decerto, Deus não tem mãe. Porém, Maria é mãe de Jesus, mãe de Deus, porque Jesus é Deus. Em Deus há três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. O Filho eterno, como o Pai e o Espírito Santo, por vontade do Pai se encarna para salvar a humanidade. A divindade do Filho de Deus se uniu à humanidade no seio de Maria, e esta, por obra do Espírito Santo, gerou, deu à luz a pessoa de Jesus Cristo, que é o Filho de Deus. Maria, então, sendo Mãe de Jesus Cristo, e este sendo homem e Deus, é Mãe do Filho de Deus feito homem e Mãe de Deus.
A festa remete também à renhida discussão teológica que reclamou para Maria o título de “Theótokos”, “Genitora (Mãe) de Deus”. O Concílio de Éfeso (431) proclamou este dogma mariano católico afirmando que Maria é mãe de Deus. Este mesmo Concílio insistiu que Jesus foi igual a nós em tudo, menos no pecado (Hb 4,15), e viveu e sofreu na carne de maneira verdadeiramente humana. Vinte anos depois, o Concílio de Calcedônia chamou Jesus “verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem”. É por ser Mãe de Jesus humanamente que Maria é chamada Mãe de Deus, pois a humanidade e a divindade em Jesus não se podem separar. Dando Jesus ao mundo, Maria deu Deus a todos nós. A própria Bíblia prova que Maria tem este título de Mãe de Deus. “O Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis a virgem que concebe e dá à luz um filho que se chamará Emanuel (Deus conosco)” (Is 7,14).
Católicos acreditam que Deus Pai escolheu Maria, desde toda a eternidade, para ser a Mãe de seu Filho Jesus. Quem não respeita Maria está contra essa determinação de Deus Pai! Também quem não respeita Maria está contra as palavras do anjo na Bíblia. Um anjo do céu se apresentou diante de Maria e, com respeito, a saudou: “Ave, cheia de graça” (Lc 1, 28). E Maria disse: “Desde este momento, todas as gerações me chamarão de bem-aventurada” (Lc 1, 48). Maria é a mãe do Corpo Místico de Cristo, a Igreja e, portanto, a nossa mãe também. Acreditamos que Ela intercede ante o Senhor da história por todos nós.
Brendan Coleman Mc Donald é padre redentorista e assessor da CNBB Reg. NE.
Fonte: O Povo, de 31/12/2015. Opinião. p.19.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog