sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

FREI LAURO: 16 anos de sua partida terrena


Em 3/11/2015, fez 16 anos que Frei Lauro Schwarte, em Gronau, na Alemanha, deixou esse mundo menor e regressou aos braços do Pai. Ele, que tanto amava o Brasil, ainda tentou voltar ao país, cuja cidadania abraçara, para aqui passar seus dias derradeiros, junto aos seus paroquianos, viu-se privado de cumprir esse desiderato, por circunstâncias alheias à sua vontade.
Nascido Johannes, em Drolshagen, na Alemanha, em 4/12/1935, era filho de Paul e Klara Schwarte. Em 3/05/1959, ingressou na Ordem Franciscana dos Frades Menores (ofm) em sua terra natal. No ano seguinte, fez a primeira profissão religiosa, sendo então enviado ao Convento Nossa Senhora das Neves, em Olinda-PE. A Profissão Solene ocorreu em 1963, o diaconato foi recebido em 1964, e, finalmente, em 3/11/1965 foi ordenado Sacerdote, em Salvador, onde iniciou a sua vida sacerdotal.
De 1967 a 1975, ele realizou intenso trabalho pastoral em Fortaleza, na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, com jovens paroquianos do Bairro Otávio Bonfim e de suas adjacências, mostrando-se um verdadeiro apóstolo da juventude. Durante os oito anos de sua vivência na capital cearense, Frei Lauro revolucionou os conceitos paroquiais da Igreja de Nossa Senhora das Dores.
Frei Lauro, com denodo e muita disposição, começou a formar adolescentes, preparando-os para confrontar e superar as dificuldades da vida, forjando-os espiritual e fisicamente. Nutriu-os com conhecimentos e fortificou-os na fé. Graças à atuação do Frei Lauro, os jovens, tanto rapazes como moças, que frequentavam o complexo social e religioso mantido pelos franciscanos conventuais, experimentaram um período efervescente durante a juventude, que não se permite jamais olvidar.
Com práticas desportivas, atividades artísticas e culturais, ele atraía, ao seio da Igreja, incontáveis jovens, nos quais impregnava uma marca pessoal de ética e cidadania no caráter de cada um deles. Incentivava os estudos, propiciando condições concretas, que levaram ao ensino universitário um expressivo contingente de jovens de baixa renda. Esse mesmo desprendimento e igual fervor missionário ele aplicaria no Convento de Santo Antônio, em Aracaju-SE, e na Paróquia de São Francisco, em Campina Grande-PB, perfazendo, entre nós, mais de quarenta anos de vivência nordestina da sua curta existência de 64 anos.
         A sua vida está narrada no livro “Frei Lauro Schwarte e os Anos Iluminados do Otávio Bonfim”, organizado por Marcelo Gurgel e Elsie Studart. Essa obra ganhou versão para o alemão, traduzida por Frei Rainer Kröger, com circulação restrita impressa como brochura, e está sendo editada em e-book, pela Editora da UECE.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Sociedade Médica São Lucas
* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 12(100): 6, janeiro de 2016.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog