terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

UM ÍCONE MILAGROSO


Por Pe. Brendan Coleman Mc Donald
No dia 27 de junho de 2015 iniciou-se o Ano Jubilar do Ícone Milagroso de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, um dos mais conhecidos e cultuados no mundo. O Ano Jubilar celebra os 150 anos desde que o papa Pio lX, em 1866, deu o famoso quadro aos redentoristas com a seguinte ordem: “Deixe Nossa Senhora do Perpétuo Socorro conhecido no mundo inteiro”.
O quadro tem devotos em 110 países no mundo. Onde os redentoristas têm uma paróquia ou uma capela aí há uma devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro normalmente através da sua novena. Aqui, em Fortaleza, vários mil devotos fazem a novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nas oito sessões oferecidas na Igreja São Raimundo Nonato às quartas-feiras.
Segundo o padre Lourenço Ferronatto, EP, o ícone da Virgem do Perpétuo Socorro foi pintado no fim do século Xll. A primeira notícia concreta do quadro remonta ao ano de 1496, quando ele era venerado na ilha de Creta, no Mar Mediterrâneo. No século XVl o quadro foi roubado e levado para Roma. Pouco depois de chegar a Roma, o ladrão adoeceu e ficou à beira da morte. Arrependido de seu pecado, ele confessou o furto a um amigo e pediu que entregasse o quadro a uma igreja de Roma.
Em 1499, o quadro foi levado em procissão para a Igreja de São Mateus, dos Padres Agostinianos, na Via Merulana. Por três séculos, os fiéis acorreram em tão grande número que o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se tornou uma das imagens mais visitadas de Roma.
Em janeiro de 1855, os padres redentoristas compraram um terreno na Via Merulana, em Roma. Neste mesmo local construíram um convento e a Igreja de Santo Afonso. Os redentoristas solicitaram ao Santo Padre Pio lX que lhe fosse confiada a guarda do milagroso quadro, a fim de expô-lo no local original. O papa consentiu e até hoje o quadro fica na Igreja Santo Afonso, na Via Merulana, em Roma.
No Ano Jubilar uma réplica do ícone original, abençoada pelo papa Francisco, visitará todos os estados no Brasil. No dia 3 de fevereiro, o redentorista padre Robson, conhecido na TV por seu programa do Divino Pai Eterno, da Basílica do mesmo nome em Trindade (GO), trará para a Igreja São Raimundo uma réplica do quadro original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Padre Robson celebrará a santa missa na Igreja São Raimundo às 19 horas de 3 de fevereiro, durante a qual ele apresentará a réplica do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Brendan Coleman Mc Donald é padre redentorista e assessor da CNBB Reg. NE.
Fonte: O Povo, de 8/01/2016. Opinião. p.10.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog