sexta-feira, 13 de maio de 2016

Faculdade de Medicina da UFC celebra 68 anos


Faculdade de Medicina celebra 68 anos como uma das mais importantes do Brasil

Com a intenção de trazer desenvolvimento e melhoria da saúde e da qualidade de vida para a população do Ceará, era criado, nos idos de 1948, o primeiro curso de Medicina do Estado. No dia 12 de maio daquele ano, era então realizada a primeira aula. Exatos 68 anos depois, professores, alunos e ex-alunos da hoje Faculdade de Medicina (Famed) reuniram-se na manhã da quinta-feira (12) em celebração ao aniversário deste que se tornou um dos cursos mais procurados do Brasil na área.
"Este curso é o berço dos grandes nomes da medicina cearense. Somos hoje indispensáveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e somos ainda a única faculdade de medicina do País que participa de todos os programas do Ministério da Saúde", defendeu o Reitor Henry Campos, também professor da Faculdade de Medicina, durante cerimônia realizada no Auditório Paulo Marcelo.
O reitor destacou que o Curso de Medicina, juntamente ao Complexo Hospitalar da UFC, é um dos que mais gera serviços para a comunidade. "Somos indispensáveis para o funcionamento do nosso sistema de saúde. Além do nosso papel de formação de recursos humanos, temos estes serviços prestados e um papel muito importante com muitas outras atividades de extensão e com a pesquisa, onde a Universidade se sobressai", completa.
Atualmente com 300 professores, a Faculdade possui cerca de dois mil alunos na graduação e pós-graduação. Ao longo destes 68 anos, mais de 100 turmas colaram grau, somando mais de oito mil médicos formados. "O Curso de Medicina da UFC é um dos mais procurados do Brasil. Isso nos traz uma enorme responsabilidade, mas também uma grande alegria por esse reconhecimento", afirmou a diretora da Famed, Profª Valéria Goes. A diretora destacou a competência do Curso, reconhecida em todo o Brasil, com pesquisas influenciando todo o sistema de saúde brasileiro.
Para recuperar toda a história do Curso, foi criada, no fim do ano passado, a Comissão do Memorial da Faculdade de Medicina. De acordo com a coordenadora da comissão, Profª Sílvia Bomfim, está sendo elaborado documentário contando toda a história do Famed, para ser apresentado quando se completarem 70 anos da unidade acadêmica. "Isso é para poder passar adiante esta história que me faz, hoje, neste dia de comemoração, sentir-me como aluna, vibrando como deve vibrar o nosso aluno", disse.
Durante a cerimônia, foi ainda descerrada placa comemorativa àquela que é considerada a maior descoberta da Famed ao longo de seus 68 anos. O Prof. Manassés Claudino Fonteles, que descerrou a placa, foi responsável juntamente ao Prof. Aldo Lima pela descoberta dos hormônios chamados guanilinas, o que permitiu, entre outros, o tratamento de cólera e diversos tipos de diarreias.
As comemorações dos 68 anos da Famed seguem nesta sexta-feira (13) com exibição de filmes antigos da Faculdade no Auditório Paulo Marcelo e visitação itinerante a exposições no Campus do Porangabuçu.
Fonte: Profª Sílvia Bomfim, coordenadora da Comissão do Memorial da Faculdade de Medicina da UFC / Assessoria de Comunicação da UFC 12/05/16

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog