domingo, 8 de maio de 2016

VENCENDO COM O SINAL DA CRUZ


Nascido em um lar cristão, recebemos a formação católica de nossos pais e parentes, durante a infância, e dos frades franciscanos menores em nossa adolescência, no bairro Otávio Bonfim, na capital cearense.
Em 2013, aos 50 anos de nossa existência, com a carreira profissional bem consolidada, como médico, economista, professor e pesquisador, partimos para enfrentar novos desafios, enveredando no campo literário, fazendo incursões em diferentes gêneros: crônica, conto, discurso, ensaio, romance, dramaturgia etc.
Dentre as dezenas de livros e as centenas de textos esparsos que produzimos desde então, no percurso de doze anos, os de temática religiosa, embora não sejam prevalecentes, no conjunto da nossa obra, nos reservam um carinho todo especial, uma vez que selam o nosso compromisso de cristão e de católico praticante.
Este livro “In Hoc Signo Vinces: com este sinal vencerás” enfeixa 40 (quarenta) artigos, sobretudo no formato de crônicas, biografias e ensaios, que publicamos em diferentes veículos de comunicação, mas com a evidente proeminência dos veiculados no Boletim da Sociedade Médica São Lucas.
O livro contém cinco partes: I- A Fortaleza Cristã; II - A Sacra Literatura; III - Formando Opinião; IV - Hagiologia; e V - Homenagens, sendo cada uma composta por oito textos, entremeados por uma cuidadosa seleção de fotos e ilustrações, a exemplo das xilogravuras de Albrecht Dürer apostas nas aberturas das partes.
A contribuição do Frei Hermínio Bezerra de Oliveira, frade capuchinho e renomado etimologista, como prefaciador, contextualiza e enaltece a publicação ao pontuar: “Em todos os temas e assuntos aqui abordados pelo Dr. Marcelo Gurgel, entrelaçam-se os aspectos humano, religioso e social com sua extensão política. Eles são abordados com reflexões, perpassando pelos aspectos humanos, cristãos e éticos.”.
Esta obra simboliza, para nós, a lembrança do sinal da cruz vencedora, do sonho de Constantino, filho de Santa Helena, aposto nos escudos dos seus soldados e nos seus estandartes, que avalizou a esmagadora vitória de suas tropas na Batalha da Ponte Mílvia sobre os exércitos de Maxêncio, abrindo assim o caminho da cristianização oficial romana.
Para emoldurar a capa, recorreu-se ao quadro “A Visão de Santa Helena”, um óleo sobre tela, pintado entre 1560 e 1565, considerado uma obra prima do pintor italiano Paolo Veronese (1521-1588).
Tendo em conta que a receita desse lançamento literário está destinada à construção da Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza, a quarta capa expõe a maquete desse templo em ereção.
Por fim, espera-se que a leitura do livro em foco configure, também, uma oportunidade de aprimoramento espiritual.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Membro da Sociedade Médica São Lucas
* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 12(101): 7, abril de 2016.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog