domingo, 31 de julho de 2016

COM ESTE SINAL VENCERÁS: valiosas informações


Frei Hermínio Bezerra de Oliveira (*)

Em seu novo livro “In hoc signo vinces: com este sinal vencerás”, o Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva brinda seus leitores com uma agradável apreciação de fatos que marcaram época em recente passado.
Os mais vividos gostarão de relembrar ou conhecer fatos o relativos à sua época. Os jovens ampliarão as suas informações sobre pessoas e fatos importantes da nossa história.
O título é a expressão do século IV da era cristã: In hoc signo vinces = com este sinal vencerás. Misteriosas palavras – que segundo a tradição – apareceram nos céus, ao imperador romano Constantino, em torno de uma cruz, antes da luta contra Maxêncio. Constantino converteu-se e gravou a inscrição em torno de seu escudo e do estandarte.
Ele mostra alguns fatos significativos e pouco conhecidos da vida de santos e bem-aventurados, sob aspectos bem atuais, como o de Santa Edith Stein, doutora. em filosofia, da equipe do filósofo alemão Edmundo Husserl e ligada à evolução da palavra “empatia” (Einfühlung), termo criado pelo filósofo Theodor Lips, em 1904, o primeiro intelectual a apoiar as – então estranhas – teorias do desconhecido Dr. Sigmund Freud.
A empatia, juntamente com simpatia de 1409 e antipatia de 1542 formam a tríade iluminadora e apoiadora da moderna psicologia. No final do século XX, veio a educação emocional, proposta pelo americano Daniel Goleman. A Santa Edith Stein foi canonizada pelo Papa João Paulo II, em 11/10/1998.
Gianna Beretta Molla, mãe e mártir da vida, grávida, recusou-se a fazer a histerectomia, que salvaria a sua vida, mas mataria o bebê. Ela justificou-se: “A mãe dá a vida pelo seu filho”. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 24/04/1994, no Ano Internacional da Família. O irmão dela, o Dr. Frei Alberto Beretta, capuchinho, trabalhou muitos anos em hospitais em Grajaú e Carolina no Maranhão.
Em todos os temas e assuntos abordados por Marcelo Gurgel, entrelaçam-se os aspectos humano, religioso e social, com a sua extensão política.
O luto da bioética no Ceará, após a morte em 2004, do prof. Pe. Leonard Martin, expoente da moderna bioética no Ceará e no Brasil.
A reflexão sobre possível demolição do prédio do Colégio Cearense, fechado em 2007, que é uma marca centenária da educação no Ceará. Oxalá ele seja preservado.
Os protestos no Brasil, em 2013, não só pelo aumento de 20 centavos na passagem de ônibus – que foi o estopim do protesto – mas, sobretudo, pelos “impostos nos patamares escandinavos e os serviços públicos em padrão subsaariano”.
É importante a informação Dom Aloísio Lorscheider, gaúcho, cardeal arcebispo de Fortaleza, de 1973 a 1995. Um pastor dedicado às ovelhas que muito lutou pelos direitos humanos e a justiça para todos. Ele recebeu título de Doutor Honoris Causa da UECE.
Informativas são as informações sobre: Dom Antônio de Almeida Lustosa, mineiro, Arcebispo de Fortaleza, de 1941 a 1963; sobre Dom Vicente Matos, bispo da Diocese de Crato, de 1961 a 1992; sobre Dom Marcos Barbosa, monge que foi secretário do intelectual católico Alceu Amoroso Lima.
O livro discorre sobre um personagem pouco conhecido no Ceará, o sociólogo belga François Houtart, que foi meu professor na Universidade Católica de Lovaina. Ele foi um dos maiores professores de Lovaina, nos últimos 25 anos do século XX.
O lançamento acontecerá na Capela de Santa Edwirges, à Av. Pres. Castelo Branco, nº 600, em 14/20/2016 (domingo), ao término da missa das 11h, com renda destinada à construção da Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza.
De parabéns estão também todos os seus leitores.
(*) Frade capuchinho. Etimologista.
Publicado In: Luz Vicentina, Nº 73, junho-julho de 2016. (Informativo da Paróquia de São Vicente de Paulo).
 

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog