segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O CAUSO DA PLACA


Por Luiz Gonzaga Fonseca Mota (*)
De forma resumida, eis um pouco de história risível. Em 1986, governávamos o Ceará, o quadro político e econômico no Estado já estava mais tranquilo, pois vivíamos um período de redemocratização no Brasil. Não mais ocorria, por parte das autoridades econômicas da União, a perversa e conhecida retaliação em razão do nosso apoio ao ex-presidente Tancredo Neves. Ademais, o inverno naquele ano foi razoável. Contávamos com algum recurso, permitindo a realização de várias obras na capital Fortaleza e no interior.
Num sábado de maio do mencionado ano, estava prevista a inauguração do prédio da Delegacia da Fazenda Estadual em Russas. Nosso “chefe político” no Município era o Vice-Prefeito Agacy Fernandes, que organizou o evento. Naquela ocasião, Prefeito e Vice-Prefeito russanos estavam politicamente estremecidos.
Por outro lado, encontrava-se em Fortaleza o Dr. Ulysses Guimarães. Convidamos o grande líder para participar da festa. Fomos. Muita gente, banda de forró, faixas, retratos, etc. Adentramos ao andar térreo do prédio para que fosse iniciada a solenidade. Falaram o Vice-Prefeito, o Governador e o Dr. Ulysses, que ao descerrar a placa, observou apenas os nomes do Governador e do Vice-Prefeito. Perguntou-nos surpreso: este Município não tem Prefeito? O dinâmico Agacy passou à frente e disse: - Dr. Ulysses o Prefeito está viajando.
Agacy havia mandado fazer a placa sem o nome do Prefeito. Coisas da política inocente.
(*) Economista. Professor aposentado da UFC. Ex-governador do Ceará.
Fonte: Diário do Nordeste, Ideias. Julho de 2016.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog