quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Solenidade dos 122 Anos da Academia Cearense de Letras


Participei ontem à noite, 17 de agosto de 2016, no Salão Meireles do Ideal Clube, da solenidade comemorativa dos 122 anos de fundação da Academia Cearense de Letras (ACL), considerada a primeira do gênero no Brasil, tendo antecedido à criação da Academia Brasileira de Letras, em três anos.
Na oportunidade, foram homenageados com a Medalha de Beneméritos da entidade as seguintes pessoas públicas: o Secretario de Cultura do Estado Sr. Fabiano Piúbas, o Secretário da Regional Centro de Fortaleza, o Presidente do ideal Clube Sr. Amarílio Cavalcante e a Sra. Suzana Ribeiro., e distribuídas as comendas alusivas do aniversário a todos os acadêmicos presentes. A mim, na condição de Presidente da Sobrames-CE, coube a responsabilidade da entrega ao Acadêmico Pedro Henrique Saraiva Leão.
A solenidade foi conduzida pelo Presidente do sodalício, bibliófilo José Augusto Bezerra, com o apoio diligente da secretária Cláudia, seguindo o esquema preparado pela Diretora Administrativa da ACL, a escritora Regina Cláudia Fiúza.
O ponto alto do evento foi a entronização do novo Príncipe dos Poetas Cearenses, o Ac. José Linhares Filho, eleito por unanimidade dos seus pares, para substituir o grande vate Artur Eduardo Benevides, aliás, o meu padrinho de batismo. Linhares Filho foi saudado de forma acurada e apurada pelo poeta e crítico literário Sânzio de Azevedo, e retribuiu com um esplendoroso discurso de agradecimento que prendeu a atenção da seleta audiência.
A efeméride foi prestigiada a pela marcante presença de pessoas do mundo empresarial e cultural cearense, como integrantes de academias e sociedades locais, como o Instituto do Ceará, a Academia Cearense de Medicina e a Sobrames/CE.
Ao término, acadêmicos e seus convidados se confraternizaram em um requintado jantar.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina e da Sobrames/CE

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog