quarta-feira, 7 de setembro de 2016

FRASES E PENSAMENTOS DE FERNANDO PESSOA I


1 “Eu era um poeta impulsionado pela filosofia, não um filósofo dotado de faculdades poéticas”

2 “Tenho pensamentos que, pudesse eu trazê-los à luz e dar-lhes vida, emprestariam nova leveza às estrelas, nova beleza ao mundo, e maior amor ao coração dos homens”

3 “Quem escreve para obter o supérfluo como se escrevesse para obter o necessário, escreve ainda pior do que se para obter apenas o necessário escrevesse”

4 “Um poema é a projeção de uma ideia em palavras através da emoção. A emoção não é a base da poesia: é tão somente o meio de que a ideia se serve para se reduzir a palavras”

5 “Ao passo que a filosofia é estática, a arte é dinâmica; é mesmo essa a única diferença entre a arte e a filosofia”

6 “O artista como artista sente menos do que os outros homens porque produz ao mesmo tempo que sente, e nesse caso há uma dualidade de espírito incompatível com o estar entregue a um sentimento”

7 “Nem esta obra, nem as que se lhe seguirão têm nada que ver com quem as escreve. Ele nem concorda com o que nelas vai escrito, nem discorda. Como se lhe fosse ditado, escreve; e, como se lhe fosse ditado por quem fosse amigo, e, portanto, com razão lhe pedisse para que escrevesse o que ditava, achava interessante – porventura só por amizade – o que, ditado, vai escrevendo”

8 “A obra de arte, fundamentalmente, consiste numa interpretação objetivada duma impressão subjetiva”

Fonte: gingaronline.com

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog