domingo, 25 de setembro de 2016

MARAFONA (II) - Político x Estadista


Meraldo Zisman (*)

Médico-Psicoterapeuta

Política é a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou estados; a aplicação dessa arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa).

Estadista pessoa versada nos princípios ou na arte de governar; pessoa ativamente envolvida em conduzir os negócios de um governo ou moldar a sua política; homem de Estado; pessoa que exerce liderança política com sabedoria e sem limitações partidárias.

Não deve-se comparar um político com um estadista. A diferença entre ambos é gigantesca.

Aristóteles ensinava que o estadista anseia oferecer certo caráter moral nos seus concidadãos, particularmente uma disposição para a prática de ações honradas, honestas, analisadas, e visando o futuro da Nação. O estadista pensa nas próximas gerações, exorta o esforço pessoal de cada um dos cidadãos para construção de um grande país. Possui a capacidade de ter razão antes de tempo.

Faz aquilo que pensa ser melhor para o seu país. Concisos no falar, tolerantes, sem paixão ideológica. Emprega linguagem verdadeira, mesmo que dolorosa. Raramente são compreendidos, pois se preocupa com o longo prazo e toma decisões impopulares. É audaz e não receia se tornar desconhecido quando necessário pelo bem comum. Combina a ética com a eficácia das iniciativas. Esquadrinha aperfeiçoar e fortalecer as instituições.

Coloca os interesses da nação acima de qualquer interesse pessoal. O político é astuto, esperto, hábil pode ser até delicado, cortês, educado polido nunca simplório, salvo as exceções da regra. Infelizmente ninguém vive de exceção.

Não se deveria compará-los, pois, são personalidades diferentes e antagônicas. Dificilmente se encontram na vida. Quanto mais na mesma pessoa. Será que esta frase do Albert Camus (1913-1990), prêmio Nobel de Literatura estará correta:

A política e os destinos da humanidade são forjados por homens sem ideais nem grandeza. Aqueles que têm grandeza interior não se encaminham para a política.

(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog