segunda-feira, 10 de outubro de 2016

IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA

Meraldo Zisman (*)
Médico-Psicoterapeuta
A crônica brasileira: tem uma maneira leve de tratar coisas graves, e uma maneira leve de tratar as coisas leves. (Gustavo Corção - 1896-1978)
A crônica, como matéria cotidiana nos veículos, representa um "recreio do espírito" – nos oferecendo, quando bem-sucedida, uma “amável e brilhante cintilação da inteligência”. (Afrânio Coutinho - 1911-2000)
Ao folhearmos jornais antigos já não nos interessamos pelas notícias, pois são velhas e datadas. Já as crônicas da época, sem a contaminação do factual, acabam por se mostrar mais duradouras, e podem ser lidas, com interesse, décadas depois. “É curioso que sendo ‘soft news’ ou ‘no news’, a crônica tenha mais sobrevivência que o ‘hard news’”. (Ruy Castro)
"A crônica às vezes tem uma importância de que nem mesmo a gente se dá conta, acha que vai servir apenas para forrar gaiola de papagaio. Mas tem vezes que você lê depois e percebe que existe ali uma qualidade literária". (Luis Fernando Veríssimo)
Com a crônica surgiram uma multidão de sites e blogs dedicado exclusivamente as pessoas que querem colocar seu cotidiano, seus sonhos e ideias em texto caprichados e bem confessionais... Não importa a plataforma... O gênero se transforma continuando basicamente o mesmo. Breve na parede digital de seu apartamento. “Literatura é tudo aquilo que permanece”. É o caso das crônicas...
(Joaquim Ferreira dos Santos: As cem melhores crônicas brasileiras). Ed. Objetiva. Rio de Janeiro 2007.
Grandes nomes da literatura nacional se dedicaram à crônica: Machado de Assis, José de Alencar, João do Rio, Rubem Braga, passando, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Nelson Rodrigues (pernambucano), Carlos Heitor Cony, Otto Lara Resende e em Pernambuco Gilberto Freyre, in (Crônicas do Cotidiano - A vida cultural de Pernambuco) organização de Lydia Barros e Carolina Leão. Recife.
(Diário de Pernambuco 2010)
(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog