segunda-feira, 28 de novembro de 2016

ECOS TARDIOS DO I CONGRESSO BRASILEIRO DE MÉDICOS CATÓLICOS


Em julho de 1946 e, portanto, há 70 anos, ocorreu, em Fortaleza-CE, o I Congresso Brasileiro de Médicos Católicos (I CBMC).
A realização do evento foi planejada, com todo o cuidado, pela Sociedade Médica São Lucas (SMSL), envolta na intenção de pôr em discussão, na época, temas de importância para a Religião Católica e para a Medicina, no Brasil, e no Ceará, em particular.
O evento atrás referenciado ganhou também o apoio do episcopado do Brasil inteiro, registrando o expressivo de perto de quinhentos médicos que aderiram ao notável acontecimento. Vale salientar que do congresso em tela resultou a proposição de se criar o Instituto de Ensino Médico do Ceará, que impulsionou a instalação da Faculdade de Medicina do Ceará, em 1948, posteriormente integrada à Universidade Federal do Ceará.
Em 2010, contando com o suporte de várias entidades médicas e culturais locais, deu-se a republicação dos Anais do I CBMC, acompanhada de ensaios complementares, que serviu para resgatar a memória dos fatos de julho de 1946, não deixando que eles se percam no tempo, à falta de quem reconheça o seu valor.
O lançamento do livro “I Congresso Brasileiro de Médicos Católicos: textos e contextos”, como reedição, revista e ampliada, aconteceu em Fortaleza, em 8/04/2010, com renda integral destinada à edificação da Igreja de São Francisco de Assis, em Jacarecanga, em Fortaleza.
Ainda ecoando, tardiamente, os efeitos do I CBMC, a SMSL e a Academia Cearense de Medicina efetivaram o “I Encontro Cearense de Médicos Católicos”, em Fortaleza, de 9 a 11/11/2012, tendo por tema central: “Caminhos para o Diálogo entre a Ciência e a Fé”. O Encontro, comemorativo dos 75 anos de fundação da SMSL, registrou a presença de quase duzentos participantes, cuja inscrição garantia o recebimento de um exemplar da obra reeditada em epígrafe.
No ano vindouro, a SMSL completará 80 anos de criação, devendo, por conseguinte, sacramentar essa efeméride, de forma tão jubilar quanto possível, para a maior glória de Deus.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Do Instituto do Ceará e da Sociedade Médica São Lucas

* Publicado In: O Povo, de 26/11/2016. Opinião. p.20.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog