segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O BURACO É MAIS EMBAIXO


Meraldo Zisman (*)
Médico-Psicoterapeuta

… O crescimento insatisfatório do bebê no útero influencia a altura do bebê no nascimento e a forma como o cérebro se desenvolve. Além disso, deturpa a produção dos neurotransmissores como a serotonina…

Ao nascer, a média do tamanho dos bebês nordestinos continua muito baixa, apesar da diminuição da mortalidade infantil (aquela que acontece durante o primeiro ano de vida). Porém uma coisa não mudou – a fome ancestral que assola a maior parte do povo brasileiro. Quando se compara o tamanho dos neonatos nordestinos com os de populações brasileiras de melhor renda, a diferença dos nossos recém-nascidos pobres é gritante.

Houve, de fato, uma diminuição no número de crianças com peso insuficiente ao nascer (menos de 2.500 g), mas essa diminuição é um indicador pouco significativo.

Nascer pequeno não é um handicap apenas físico, é também emocional. Diminui a capacidade de aprendizado enquanto aumenta o comportamento antissocial e a violência. Aqueles que nascem com menos de 47 cm são os que têm maior risco, já que um crescimento fetal insatisfatório poderá ter efeitos de longo prazo sobre a química do cérebro.

O crescimento insatisfatório do bebê no útero influencia a altura do bebê no nascimento e a forma como o cérebro se desenvolve. Além disso, deturpa a produção dos neurotransmissores como a serotonina, também conhecida como a substância “mágica” ligada ao desenvolvimento e ao humor de um modo geral, cuja presença é notadamente baixa em pessoas com depressão.

O pouco crescimento no útero pode ser causado pelo uso abusivo de drogas pela mãe, inclusive álcool, ou por uma dieta ruim ou mesmo por um ambiente estressógeno – de miséria e tantas outras causas.

É possível identificar gestações de risco em mulheres cuja situação é adversa, como aquelas com problemas sociais, adolescentes e as com passado criminoso. Desemprego, violência e insegurança econômica também causam estresse prejudicial.

Há evidências de que um auxílio a essas mães pode ter efeito no desenvolvimento da criança, no longo prazo.

É preciso pensar em um acompanhamento pré-natal que não se resuma ao fornecimento de cestas básicas ou a orientações médicas de última hora.

O buraco é mais embaixo …. (**)

(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES).

(**) Na verdade esta expressão nada mais é do que dizer: “as coisas não são tão simples quanto parecem” ou “as aparências enganam”. O buraco é mais embaixo é uma referência à cova onde todos nós vamos um dia sermos enterrados. Simples assim, nós não vemos o buraco porque ele é embaixo da terra. O ditado quer dizer que a pesar de não vermos o “buraco” onde seremos enterrados, ele existe e um dia será bem real. Esta é a origem correta do ditado e, na época, ninguém associava o “buraco” com alguma coisa vinculada a sexo.


 

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog