quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Horóscopo Nordestino: CALANGO




Fonte: Circulando por e-mail (internet)

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Eleição do Dr. Eurípedes Chaves Jr. para ingresso no Instituto do Ceará



Ontem, dia 29/08/2016, realizou-se a eleição de um novo sócio do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Participaram do evento 30 (trinta) confrades, considerando um colegiado de 37 membros aptos a votar. Foi eleito por unanimidade dos votantes o Dr. Eurípedes Maia Chaves Júnior.
O novo sócio é graduado em Medicina e em Direito e autor de diversos trabalhos em sua especialidade de Pediatra. Além disso, escreveu “Raimundo Girão - Polígrafo e Homem Público”, “Cidade de Mathias Beck - Aspectos de Fortaleza de Sempre”, “O Aniversário de Fortaleza (Controvérsia e Equívocos)”, “Raimundo Girão, o Homem ( 1900-2000). Juntamente com a confreira Valdelice Girão, escreveu os ensaios “Forte São Sebastião versus Forte Schoonemborch: diferentes destinos” e “Sugestões de Leitura para o Estudo das Ocupações Holandesas no Ceará”.
É também acadêmico efetivo da Academia Cearense de Medicina (ACM) e sócio da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional Ceará (Sobrames/CE).
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Do Instituto do Ceará, da ACM e da Sobrames/CE

LIÇÕES TEDESCAS



Naquela tarde fatídica de 8/07/2014, muitos milhões de brasileiros, postados diante de televisores, telões etc., pareciam não crer no que seus olhos viam. A seleção brasileira de futebol era massacrada pelo escrete germânico na Copa da FIFA, em uma sequência de gols que simulavam um replay de melhores lances do jogo.
O time alemão bem que poderia ter alargado o resultado, passando de sete para um número qualquer contendo dois dígitos, talvez não fazendo isso, como um gesto de delicadeza, para não humilhar o país anfitrião do torneio ou desonrar o adversário, detentor de grandes feitos no esporte bretão, em um passado de glórias que fica cada vez mais distante.
Logo após o retumbante fracasso do esquadrão nacional, pulularam explicações envolvendo a desorganização técnica, a falta de entrosamento do elenco, montado no curto prazo por astros brasileiros de milionárias equipes do futebol europeu, aos quais se impingiam o excesso mercenário e a carência do brio patriótico.
Para o outro lado, sobraram os encômios conectados à organização e ao planejamento cuidadoso, que culminaram na quase perfeição técnica, em que disciplina, determinação e arrojo se irmanavam para a consecução do objetivo traçado de conquistar a Copa.
Essa lição tedesca, todavia, não pode cingir-se ao episódio futebolístico, cabendo trazer a lume um paralelo com a seriedade da política e o compromisso moral que bem distinguem Brasil e Alemanha.
Em 9/2/13, a ministra da Educação da Alemanha, Annette Schavan, foi instada pela chanceler Angela Merkel a renunciar ao cargo, depois de perder o título de doutora pela Universidade Heinrich Heine, sob a acusação plágio em sua tese.
No Brasil, em julho de 2009, descobriu-se que a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, fortificara o seu currículo, robustecendo-o com os títulos de mestrado e de doutorando da Unicamp.
Essa dupla falsidade ideológica, que ensejaria a pronta defenestração do cargo ministerial na Vaterland de Goethe, aqui na terra de tantos heróis sem-caráter não suscitou qualquer penalidade à infratora, que, aliás, foi premiada e ungida por Lula com a indicação para concorrer à Presidência da República.
É de se pensar que se o Brasil houvesse seguido a lição alemã, e estivesse sob a égide da honradez e da honestidade, os brasileiros não estariam vivenciando hoje um toco-traumatismo, para expulsar um concepto presidencial teratogênico.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Médico e economista
* Publicado, com pequena redução, In: O Povo, de 30/08/2016. Opinião p.10.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

TEMPORADA DE CAÇA ELEITORAL III





Fonte: Circulando por e-mail (internet). Autoria ignorada.

domingo, 28 de agosto de 2016

TEMPORADA DE CAÇA ELEITORAL II




Chargista: indecifrável.
Fonte: Circulando por e-mail (internet).

TEMPORADA DE CAÇA ELEITORAL I




Autoria: fb.com/relinchosdopedepano.
Fonte: Fotomontagem circulando por e-mail (internet).
 

Free Blog Counter
Poker Blog