quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

NELSON NÃO TINHA RAZÃO


Meraldo Zisman (*)
Médico-Psicoterapeuta
Nas palavras de Nelson Rodrigues: "por 'complexo de vira-lata' entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo".
Em oposição a um Mundo dominado por verdades científicas, Mundo tecnológico, estatístico, cibernético, globalizado e líquido, talvez sejamos mais autênticos. Se fôssemos alimentos seriamos os mais procurados e caros. Basta ir a um supermercado e ver como os alimentos orgânicos (naturais) são mais dispendiosos que os manipulados geneticamente.
Quer ver uma coisa? O departamento de ciências animais da Universidade de Aberdeen chegou à conclusão que os vira-latas tendem a ser mais inteligentes do que os ‘puros-sangues’. Se não bastasse, eles costumam também ser mais saudáveis do que os cachorros de raça. Essas características se devem, em parte, ao fato de que os vira-latas estão sujeitos à seleção natural e só os mais espertos acabam se dando bem nessa jogada, enquanto cães de raça costumam ser o resultado de anos e anos de cruzas que visam preservar algumas características específicas.
Para conservar a aparência ideal, os criadores costumam realizar acasalamentos entre animais consanguíneos e isso faz com que eles tenham uma maior predisposição a desenvolver doenças genéticas. Com isso, é tão natural que um Yorkshire seja pequeno e dócil como que ele desenvolva problemas de dentição dupla ou de luxação da patela. Ou seja, pesquisas indicam que quanto mais puro é o seu pet, mais problemas à vista. E os animais são realmente as maiores vítimas destas cruzas. O resultado é assustador e mostra como um século de seleção genética artificial afetou a aparência e a saúde dos cachorros.
Ser vira-lata, na realidade, é uma vantagem. Então pergunto: por que devemos nos sentir inferiores por sermos vira-latas?
Nelson não tinha razão.
(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog