domingo, 5 de março de 2017

DOADORES DE ESPERMA


Meraldo Zisman (*)
Médico-Psicoterapeuta
Lerner Hall é o prédio de convívio dos alunos da Universidade de Columbia. É na seção de anúncios que está a alternativa de trabalho que se considera “a mais lucrativa e menos penosa”: vender esperma. Esse é o trabalho que mais interessa a muitos dos jovens discentes do sexo masculino.
Segundo afirmam alguns doadores, o preço varia de doador para doador. Uma edição de abril do jornal universitário anunciava que alunos da Universidade de Columbia poderiam ganhar de mil a mil e quinhentos dólares em troca de suas células reprodutivas – bastariam de três a cinco visitas, com intervalos de algumas de semanas entre essas sessões de colheita.
A venda da substância será mais lucrativa se o doador for caucasoide e esteja cursando as universidades de primeira linha: Harvard, Princeton, Columbia e Yale.
O candidato a doador tem primeiro de preencher um formulário detalhado com perguntas sobre altura, peso, constituição física, etnia, cor de olho e de cabelo, histórico familiar e, sobretudo, a origem racial.
Homens de ascendência judaica ainda passam por testes para doença de Canavan, que degenera o cérebro, e disautonomia familiar, desordem do sistema nervoso cujo principal sintoma é a incapacidade de sentir dor.
Preenchido essas preliminares o candidato é conduzido à sala de colheita, mobiliada com confortável poltrona coberta com papel-toalha esterilizado, cremes deslizantes, além do potinho com seu nome gravado. À mão, exemplares de revistas de mulheres nuas.
Ao terminar, toca uma campainha e entrega o produto de sua doação à atendente para exames completares, entre os quais mobilidade espermática e número de espermatozoides por milímetro cúbico de liquido espermático. A seleção é tão rigorosa, comenta-se, que somente 3% dos candidatos são considerados aptos à doação.
Para evitar enganos, as pipetas com o precioso líquido são lacradas por tampas de diversas cores: branca para os caucasianos, marrom para os negros, amarela para os asiáticos. Uma cruz vermelha para o cristão, meia lua para os muçulmanos e pela estrela de Davi, se for judeu. Se for aceito, o vendedor é solicitado a fazer cinco doações por semana e, se aprovado, passa a ter o direito de receber até dez mil dólares por doação.
(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog