terça-feira, 7 de março de 2017

PALESTRAS SOBRE ÉTICA EM PESQUISA NO BRASIL


Convidado pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC), o Dr. Jorge Alves de Almeida Venâncio, presidente da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), órgão vinculado ao Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, ministrou palestra ontem, dia 6 de março, às 8h, no Auditório do ICC. O presidente abordou o tema “Ética em Pesquisa no Brasil”, como aula inaugural da nova turma do Programa de Residência Médica do ICC. Logo após a explanação, houve um debate aberto aos participantes. A CONEP tem a função de implementar as normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil.
Sempre acompanhado do Coordenador do CEP do ICC, Jorge Venâncio, ainda nessa manhã, fez exposição sobre o tema em apreço aos membros dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) e pós-graduandos e pesquisadores do Programa de Farmacologia, no Núcleo de Produção e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC. À tarde, foi reservada a palestra e debates aos membros dos CEP da UECE e de outras instituições (SESA, HGF, Unichristus etc.), ministrada por Dr. Jorge Venâncio. À noite, o expositor ocupou a sessão plenária do Cremec para discutir o tema com os conselheiros dessa entidade médica.
Um tópico candente, que suscitou acerbas discussões nas distintas plateias, foi a recente aprovação da PL 200, pelo Senado Federal, e enviada para apreciação na Câmara Federal, cujo teor suprime direitos dos participantes de estudos, em consonância com os interesses da indústria farmacêutica.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Coordenador do CEP/ICC

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog