quinta-feira, 13 de abril de 2017

A FESTA DA RESSURREIÇÃO, A PÁSCOA DO SENHOR

Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)
Neste mês de abril celebramos a Festa da Ressurreição, a Páscoa do Senhor. Em Hebraico a palavra “páscoa” significa passagem, para o povo hebreu foi a passagem da escravidão para a liberdade, para nós a Páscoa é celebrada como a passagem da morte para vida.
A Páscoa é celebrada em data móvel, comemorada no primeiro domingo após a lua cheia do equinócio de março. Para muitos a Páscoa não passa de um “feriadão”, e as propagandas, a mídia, dão a versão secular desta data um significado apenas comercial e não religioso. Para os cristãos católicos, a Páscoa é a festa mais importante do calendário litúrgico, até mesmo que o Natal, porque a ressurreição de Cristo é o fundamento, a fonte, o sentido da fé cristã. Como nos diz São Paulo: “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé” (ICor 15, 14).
Efetivamente, Cristo se entregou por nós e, com sua morte na cruz, nos livrou do pecado e nos reconciliou com Deus. Por sua ressurreição as portas do céu nos foram abertas. Cristo ressuscitou para que todo aquele que n’Ele crê tenha a vida eterna.
A vitória de Cristo sobre o pecado e a morte está totalmente explicitada na sua ressurreição.
Com muita solenidade a Igreja se prepara para a celebração da Páscoa com o Tríduo Pascal, que é a celebração do sofrimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo, em uma única celebração que se inicia na Quinta-feira Santa com a Missa da Ceia do Senhor, que faz memória da Instituição da Eucaristia. Segue na Sexta-feira Santa com a Paixão do Senhor e termina no sábado com a Vigília Pascal. No domingo como o ponto alto da realização de nossa redenção, celebramos a Páscoa da Ressurreição.
Jesus Cristo ressuscitou no “primeiro dia da semana” e, a partir de sua ressurreição, tudo muda de sentido, por isso a Igreja católica tem o Domingo como o dia do Senhor.
O sepulcro vazio é o maior símbolo da ressurreição. Também temos outros símbolos pascais que nos remetem à mensagem da vida nova. Alguns mais antigos, como o peixe. Estilizado, foi um símbolo muito importante para os primeiros cristãos. A borboleta: surge depois que a lagarta se transforma e sai do casulo para uma nova vida. O pelicano: simboliza o sacrifício de Cristo na Cruz.
E outros mais conhecidos, como o cordeiro, que simboliza Cristo, o Cordeiro de Deus. O trigo e a uva: Cristo usou o pão e o vinho na Última Ceia para ficar em alimento com os seus até o fim, na Eucaristia. O girassol: está sempre voltado para o sol. Ovos de páscoa: simbolizam uma nova vida. O Círio Pascal: é o símbolo de Cristo Luz do mundo. A cruz: não como símbolo de sofrimento, mas como símbolo de salvação.
Portanto, procuremos viver o real significado desta festa, na força ressuscitadora do Cristo que vive para sempre, na alegria de uma vida plena e sem fim.
(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).
Fonte: O Povo, de 3/4/2017. Espiritualidade/Opinião. p.17.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog