segunda-feira, 10 de abril de 2017

REFORÇO NO COMBATE AO CÂNCER

Pedro Meneleu (*)
O Instituto do Câncer do Ceará (ICC), com os seus 72 anos de vida, se tornou o maior centro de referência no combate ao câncer do Norte e Nordeste. Muito nos orgulha esse título. São mais de 23 mil atendimentos por mês, sendo 70% deles dedicado exclusivamente a pacientes do SUS; mais de mil colaboradores em diversas áreas; 81 residentes; 150 médicos; 300 voluntários, e uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, além de mantermos a Escola Cearense de Oncologia (ECO), voltada ao ensino e à pesquisa, e a Casa Vida, que abriga pacientes carentes do Interior para tratamento na instituição.
Mas ainda existe uma demanda reprimida no Estado, e reafirmamos aqui o compromisso de diminuí-la com a ampliação de um novo Anexo para o Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ), que duplicará a capacidade de assistência. Serão 269 novos leitos de internação, que, adicionados aos 150 existentes, totalizarão 419 leitos para o complexo; 91 pontos de aplicação de quimioterapia, que, adicionados aos 69 existentes, resultarão em 160 pontos; 11 novos consultórios; 658 vagas para estacionamento; tudo isso distribuído em 28.000m².
Com a estrutura de 10 andares, com o subsolo, a nova obra se conectará com o complexo existente, dividindo serviços e aumentando a oferta de leitos de internação e de aplicação de medicamentos quimioterápicos, sendo esta última a que possui maior demanda. O atendimento funcionará 24 horas, em caráter de Pronto-Atendimento Oncológico, composto de novas áreas de apoio ao diagnóstico, triagem, espera, ambulatórios, dentre outros. Sem dúvida, uma das maiores obras em prol da saúde em andamento no Brasil.
Mesmo em tempos adversos, o ICC não desistiu de expandir. Com um modelo de gestão organizado, pautado em encontrar resultados e soluções visando ao nosso maior patrimônio: o paciente oncológico; temos alcançado melhoria tecnológica, integralidade, agilidade no tratamento, sem nunca perder o atendimento humanizado, nossa maior característica.
(*) Superintendente geral do Instituto do Câncer do Ceará (ICC).
Fonte: Publicado In: O Povo, de 8/04/2017. Opinião. p.20.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog