terça-feira, 18 de abril de 2017

SEM ORÇAMENTO NÃO DÁ!


Por Jesualdo Farias (*)
No dia 29 de março passado, a Câmara dos Deputados rejeitou a PEC 395/14 que autorizava universidade pública a cobrar por curso de pós-graduação lato sensu. A proposta obteve 304 dos 308 votos necessários para a sua aprovação. De acordo com o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), estão em funcionamento, em universidades públicas, pelo menos 1.112 cursos de especialização com mais de 40 mil estudantes matriculados.

No próximo dia 20 de abril, o Supremo Tribunal Federal deverá pôr fim a esta questão, que vem causando transtornos no ambiente universitário e em setores da sociedade que demandam esta modalidade de curso. Deve-se ressaltar que, no âmbito da sua autonomia, há décadas, universidades públicas ofertam cursos de especialização pagos. Os recursos arrecadados, além de custearem as suas despesas, na maioria dos casos destinam-se também ao pagamento de bolsas para estudantes carentes.
Instituições como a Academia Brasileira de Ciências, a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais defendem o autofinanciamento destes cursos. A manifestação favorável do STF não comprometeria a gratuidade para os cursos de graduação, mestrado e doutorado, assegurada pela Constituição.
Da mesma forma, os programas de residência e de formação de profissionais na área de ensino continuariam gratuitos. É bom lembrar que o orçamento das universidades públicas se destina a cobrir apenas as despesas dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu, sendo impossível, especialmente no momento atual de grave crise econômica, custear despesas com cursos de especialização.
Caso o entendimento do STF seja pela inconstitucionalidade da cobrança, haverá um incalculável prejuízo, uma vez que, sem aporte financeiro, os cursos em vigor teriam de ser interrompidos. Por sua vez, novos cursos só seriam ofertados, pelas universidades públicas, após um improvável reajuste orçamentário.
(*) Secretário estadual das Cidades e professor titular da UFC.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 13/04/2017. Opinião. p.10.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog