quarta-feira, 9 de agosto de 2017

A ORAÇÃO QUE O SENHOR NOS ENSINOU


Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

A verdadeira oração é uma lembrança de Deus, frequente despertador da “memória do coração” (CIC 2697). A oração é fruto da vida, é um filho que fala com seu Pai dos cansaços, das conquistas e frustrações, alegrias e tristezas, êxitos e fracassos. E o elemento essencial para a oração é um coração humilde e contrito.
Quando os discípulos pediram “Senhor, ensina-nos a orar” (Lc 11,1), Jesus ensinou-lhes a oração do Pai-Nosso. Dois evangelistas narram o Pai-Nosso. Lucas, de uma forma mais breve, com apenas cinco petições (Lc 11,1ss), e Mateus, de forma mais longa, com sete petições (Mt 6,9ss), o qual usamos para nossa oração. O Pai-Nosso é chamado oração dominical e oração do Senhor, porque foi uma oração revelada pelo próprio Jesus Cristo. A primeira parte do “Pai-Nosso” é um pôr-se na presença de Deus nosso Pai. A segunda parte são as petições em relação a nossas necessidades.
Rezar “Pai-Nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” é pôr-se na presença de Deus Pai para adorá-Lo, amá-Lo e bendizê-Lo.
Aos 12 anos, Jesus disse à sua mãe: “Não sabeis que devo ocupar-me com as coisas de meu Pai?” (Lc 2,49). Já com 12 anos, Jesus supera a tradição judaica. Ele não se refere a Deus como Javé, El Shaday ou Senhor dos Exércitos. Ele deixa a antiga tradição e já começa a chamar Deus de Pai. Ao ensinar os apóstolos a rezar, Jesus começa com Pai; isso demonstra que essa palavra já fazia parte do cotidiano. Ele verbaliza o que a sua filiação sentia.
Chamar Deus de Pai é uma ousadia filial, e Deus quer que sejamos ousados como filhos, porque o filho não tem medidas, ele pede, implora, chora, grita, mas não desiste. Somos autorizados por Jesus a ter essa ousadia, pois não estamos nos relacionando com um Deus abstrato. Jesus estabelece uma relação íntima, entre nós e o Pai.
Pai-Nosso que estais nos céus” é um apelo de conversão de vida, porque chamar Deus de Pai nos coloca numa atitude de nos parecermos com Ele. Quando Jesus diz “Pai nosso”, e não “Pai meu”, Ele quebra toda possibilidade de exclusão do outro no processo da salvação. Ao rezarmos “Pai-Nosso”, entramos em profunda comunhão com os irmãos crentes ou não crentes, com aqueles que já encontraram Deus e com aqueles que não O encontraram ainda. Incluímos os justos e pecadores. Dizer Pai-Nosso é sair do individualismo. É compreender que o amor de Deus é sem fronteira e nossa oração também deve ser assim.
(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).
Fonte: O Povo, de 3/7/2017. Opinião. p.17.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog