terça-feira, 8 de agosto de 2017

GESTAÇÃO E PARTO DA UNILAB


A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) nasceu, supostamente, baseada nos princípios de cooperação solidária. Em comum acordo com os países parceiros, a Unilab teria sido concebida como uma universidade no Brasil alinhada à integração com o continente africano, principalmente com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e ainda alcançaria países lusófonos de outros continentes.
Para isso, em outubro de 2008, criou-se a Comissão de Implantação da Unilab que, no correr de dois anos, fez levantamentos e estudos a respeito de temas e problemas comuns ao Brasil e países parceiros nessa integração. Os trabalhos da comissão foram encerrados em 20/07/2010, quando o Presidente da República sancionou a Lei nº 12.289, instituindo a Unilab como Universidade Pública Federal.
Segundo as normas do Ministério da Educação (MEC), as universidades devem oferecer, obrigatoriamente, atividades de ensino, de pesquisa e de extensão em várias áreas do saber. Elas têm autonomia e podem criar cursos sem pedir permissão ao MEC.
As universidades federais são criadas somente por lei, com aprovação do Congresso Nacional. As particulares podem surgir a partir de outras instituições como centros universitários.
Dentre os requisitos mínimos exigidos pelo MEC para a instalação de uma universidade figuram: um terço do corpo docente, pelo menos, deve ter título de mestrado ou doutorado; um terço do professorado deve ter contrato em regime de tempo integral; e desenvolver, pelo menos, quatro programas de pós-graduação stricto sensu com boa qualidade, sendo um deles de doutorado.
Foi deveras estranho o MEC aprovar a Unilab, à época, em desacordo com a legislação de regência vigente, uma vez que essa instituição foi partejada, quase que a fórceps, oferecendo poucos cursos de graduação, com parcos recursos docentes, nenhuma pós-graduação credenciada pela Capes e sem serviços ou atendimentos à comunidade.
Longe de ser escudada nos ditos princípios de cooperação solidária, a proposta em si ocultava a intenção da diplomacia brasileira do Governo Lula, com os seus devaneios megalomaníacos do Brasil potência, de ter assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, conquistando preciosos votos dos países lusófonos a favor das nossas grandiosas pretensões.
Como um fato consumado, espera-se que a Unilab prospere.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Médico, economista e professor universitário
* Publicado In: O Povo. Fortaleza, 7 de agosto de 2017. Caderno A (Opinião). p.17.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog