sábado, 18 de novembro de 2017

GALINHA CHOCA


O Professor Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves, pioneiro da reumatologia no Ceará, ministrava uma aula prática no Ambulatório do Hospital das Clínicas da UFC, no final dos anos sessenta, quando entrou, para atendimento, uma senhora procedente do interior cearense, lá das brenhas, como se diz.
A mulher apresentava problemas articulares, queixando-se de “reumatismo” nas pernas.
Nisso, um dos acadêmicos de Medicina, sequioso por fazer logo um exame de flexibilidade dos membros inferiores da paciente, impõe:
– Acocore-se, senhora!
– “Cuma”? – indagou, desentendida, a mulher.
Outro estudante, tentando ser mais explícito, fala à enferma:
– Agache-se, por favor!
– “Cuma” é, doutorzinho? – perguntou a paciente, ainda sem entender o que fazer.
Foi, então, que o Prof. Geraldo Gonçalves, percebendo a dificuldade de comunicação, na relação médico-paciente, zeloso e sempre muito afável, rogou:
– Minha senhora, por favor, fique do jeito de uma galinha choca.
– Ah, sim! É isso o que queriam? Disse ela – pondo-se de cócoras, ou como queiram, agachada sobre as pernas arqueadas.
Isto posto, o exame físico pretendido pode ser assim realizado e a mulher, que nem era de Quixadá, mas soube imitar, com perfeição, aquela obra da natureza, apelidada de Galinha Choca, na terra dos monólitos, onde, de vez em quando, segundo os ufólogos, um OVNI risca o céu, saiu lépida e fagueira, ainda que aqui e acolá, soltasse um ai, por conta da artrose identificada no seu joelho direito.
De volta aos “cafundós do Judas”, onde morava, ela teria muito a contar, principalmente, que um certo doutor mandara que ela se baixasse e fizesse que nem a sua galinha de pescoço pelado, que ciscava lá no terreiro. Só não pediu foi que ela também botasse um ovo. Aí, não tinha como obedecer. Era demais!!!
Fonte: SILVA, M.G.C. da. Galinha choca. In: SOBRAMES – CEARÁ. À flor da pele. Fortaleza: Sobrames-CE/Expressão, 2017. 384p. p.232-3.
* Publicado, originalmente, In: SILVA, M.G.C. da. Contando Causos: de médicos e de mestres. Fortaleza: Expressão, 2011.112p. p.26-7.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog