quarta-feira, 15 de novembro de 2017

O “COR BOVIS” DO CAPELO


O Departamento de Fisiologia e Farmacologia deveria passar por uma ampla reforma; quando a Prefeitura da Universidade confirmou a demolição dos muitos compartimentos, o Professor Recamonde Capelo, de pronto, cogitou a possibilidade de construir uma “maloca” para uma prestadora de serviços.
Tratava-se da mais necessitada servente da Fisiologia, com seis filhos e sem um teto onde morar; para o popular Capelo, seria fácil obter dos escombros o material, reciclando-o, a fim de construir uma casinha para dita senhora. Com uma “vaquinha”, corrida entre os docentes, e o reaproveitamento dos entulhos da Prefeitura da UFC, o Prof. Capelo pode erguer uma casinha, em um pequeno terreno por ela “grilado”, localizado no bairro Siqueira. A casa era coberta com telhas e possuía três cômodos, e até uma cacimba foi escavada para garantir o suprimento de água.
A posse do novo imóvel foi o bastante para a servente mudar de “status” social, que, de imediato, “casou-se” com um soldado da Polícia Militar. Como consequência, o Departamento viu-se privado do serviço da trabalhadora, para a quem o trabalho já não convinha, por se sentir com uma certa estabilidade, ainda que sem emprego.
Depois de algum tempo de ausência, o Prof. Capelo solicitou à secretária do Departamento, para que readmitisse a servente. A razão do retorno foi porque o “marido” permutara a casa por um “fusquinha 66”, e, voltando de uma farra, os ocupantes do veículo despencaram da ponte sobre o rio Siqueira, pondo fim no único bem material do casal. Tudo voltou ao que era e, de novo, o “cor bovis” socialista do Prof. Capelo quebrou lanças para a reintegração da ex-empregada, o que de fato ocorreu.

Fonte: SILVA, M.G.C. da. Capelo, o mão-aberta. In: SOBRAMES – CEARÁ. Semeando cultura. Fortaleza: Sobrames-CE/Expressão, 2016. 320p. p.234.
* Publicado, originalmente, In: SILVA, M.G.C. da. Contando Causos: de médicos e de mestres. Fortaleza: Expressão, 2011.112p. p.75-80.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog