sábado, 12 de maio de 2018

JUBILEU DE RUBI DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA


A Academia Cearense de Medicina (ACM) instalou-se em 12/05/1978, ao tempo das celebrações do Jubileu de Pérola da fundação da escola-mater da Medicina cearense. Ela, em parte, foi gestada como desdobramento dessa grande e consolidada obra, nascida em 1948, e veio em adição da sua matriz, para zelar pela História da Medicina no Ceará.
A ACM foi constituída por 26 sócios fundadores, escolhidos dentre médicos renomados e de méritos reconhecidos, para ocuparem as cadeiras, cujos patronos eram colegas falecidos, que emprestaram valiosas contribuições à Medicina do Ceará.
A Academia foi criada com as seguintes finalidades: a) preservar a memória da Medicina Cearense; b) incentivar o aprimoramento da cultura e da ética médicas; e c) apresentar sugestões, solicitar providência e colaborar com as autoridades competentes, em prol da educação médica e da promoção da Saúde.
Dentre as atividades programadas para celebrar os 40 anos de fundação da ACM, foi incluído o lançamento de livros que resgatem a história do Sodalício, cumprindo, assim, uma de suas finalidades seminais, a de preservar a memória da Medicina cearense.
Para marcar a efeméride, a ACM realizará uma sessão solene no próximo dia 12/05/2018, que se revestirá das mais caras lembranças aos formam o sodalício, pelas reverências aos patronos e aos confrades e confreiras que retornaram à Casa do Pai.
A solenidade em epígrafe ensejará a projeção de um vídeo, que rememora os nossos patronos, e o lançamento do primeiro livro comemorativo do Jubileu de Rubi da ACM.
As páginas iniciais desse livro contam a história e a trajetória da nossa arcádia médica. A sua parte central contém as biografias de todos os patronos das cadeiras criadas e instaladas, quase todas redigidas pelos respectivos ocupantes, tendo por base, preferencialmente, os textos, panegíricos e perfis biográficos de tais patronos inseridos nos Anais deste silogeu médico.
Como fechamento, foi inclusa nas páginas finais desta obra uma memória iconográfica, extraída do acervo institucional, expondo fatos marcantes da ACM, no curso dos seus oito lustros de existência.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina
* Publicado In: O Povo. Fortaleza, 12 de maio de 2018. Opinião. p.21.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog