sábado, 5 de maio de 2018

Reitor da Uece profere palestras em universidade húngara


A convite dos Departamentos de Letras/Português e de Psicologia da Eötvös Loránd University (ELTE), de Budapeste (Hungria), o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, proferirá, neste mês de maio, duas palestras na instituição húngara.
Os eventos acontecem durante sua visita ao local para receber da ELTE o título de Doctor er Professor Honoris Causa.
No dia 8 de maio, às 16h, professores, alunos e convidados do curso de Psicologia assistirão à palestra com o tema "Por uma Psicologia e Psicopatologia Concretas: questão de método".

Durante as palestras, o reitor Jackson Sampaio fará ainda o lançamento do livro Conferências em Budapeste e o relançamento do livro de poesia Cartografia do Sonho
Na palestra, o reitor Jackson Sampaio apresentará quais os maiores desafios que a psicologia e a psicopatologia enfrentam na sociedade brasileira atual, que vem apresentando nos últimos tempos mudanças em seu perfil, o que exigiu uma alteração de paradigma tanto no setor da saúde pública como na área de estudos acadêmicos. Com isso, a palestra trará vários modelos críticos e analíticos por uma nova metodologia psicológica e psicopatológica adequada para as necessidades da sociedade contemporânea.

No dia 9 de maio, às 10h30, será a vez do Departamento de Letras/Português receber o docente brasileiro, com a palestra "O Estado do Ceará e seu Mito de Fundação: Iracema".

Nesse momento, Jackson Sampaio aguçará a imaginação dos participantes ao mesclar as histórias de seu estado natal e de uma grande personagem da literatura clássica brasileira, Iracema, contada no romance de mesmo nome, escrito pelo cearense José de Alencar.

A obra chegará em 2018 em seu 153º aniversário, mantendo "a beleza, a leveza, a poética e o lirismo que o autor bebeu das fontes de um Brasil ainda primitivo, porém cheio de esperanças e de futuro", como destaca o reitor.




O palestrante envolverá o público em uma aventura, extraindo das 120 páginas do livro trechos que não somente conta a história da índia Iracema, a virgem dos lábios de mel, como também a história da terra nordestina, trazendo à tona também muitas de suas características.
Durante as palestras, o reitor Jackson Sampaio fará ainda o lançamento do livro Conferências em Budapeste e o relançamento do livro de poesia Cartografia do Sonho, ambos em edição bilíngue português/húngaro, com o aval, respectivamente, da Editora da Uece e da Editora da ELTE.
Conferências em Budapeste sintetiza, em 84 páginas, de forma textual, as atividades realizadas por Jackson Sampaio durante sua estadia na ELTE. Já o livro Cartografia do Sonho reúne, em 73 páginas, poemas dos livros do autor "Um jeito de ver: anotações" e "TransVida", além de cinco poemas inéditos.
Fonte: Uece/Assessoria de Comunicação, em 3/05/2018.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog